segunda-feira, outubro 09, 2006

Vindima

No país do Vinho do Porto, tinha de haver vindima! Pois é, desde o fim agosto que as uvas estão sendo colhidas para fazer vinho. Como eu cheguei um pouco tarde do Brasil para ver a vindima do vinho do Porto mesmo, aproveitei que o cunhado resolveu fazer um vinho caseiro para ver todo o processo. Como é um vinho artesanal, para o consumo próprio, não usamos lagar nem prensa, nada disso. Pisamos as uvas em um balde grande de plástico mesmo, o que não tirou a graça do processo.

No primeiro colhemos as uvas e, infelizmente, nesse dia eu não levei a máquina, portanto, só tenho fotos do segundo dia.

No segundo dia o Pedro e o João tiraram aquelas uvas que já não estavam tão boas das que colhemos e colocaram no balde para serem pisadas, isso ainda demorou um bocado de tempo, afinal eram tantas uvas!











Depois dessa trabalheira toda, o Pedro pulou para dentro do baldão para pisar as uvas. Pois é, para quem não sabia, as uvas dos vinhos que bebemos são pisadas com os pezinhos dos agricultores. No caso do vinho do Porto tem também os pezinhos dos turistas que vêm de longe só para colocar os seus pés naquelas uvas maravilhosas. Depois, quando o vinho começa a fermentar, ele joga toda e qualquer impuresa para fora. Fica apenas o vinho limpo. A seguir as fotos em ordem para vocês verem como era no início e como ficou no final:







Agora o vinho está descansando um tempo, para expulsar as impurezas e depois vamos colocá-lo nos pipos de carvalho como estes:






Vou ver se coloco mais fotos depois do vinho sendo passado para os pipos.

7 comentários:

Anónimo disse...

Menina, esse pisação de uvas deve queimar umas boas calorias, gostei! O processo todo de confecção do vinho leva quanto tempo? Deu até vontade de saborear um Porto agora, ai... Mas como não estou podendo, fico só na vontade mesmo...
Bjnhos, tenha uma linda semana!
Quel

Ewerthon Tobace disse...

Maira!!!!
Eu sabia que pisavam na uva, mas nao da uma sensacao ruim ver o processo todo e depois beber o vinho?

Imagina... um pezinho la de quem nao se cuida direito!!! Estou falando dos vinhos que compramos!!!

Bom, mas se formos pensar em tudo o que comemos, no processo de como eh feito, acabamos que nao comemos nada!!!
Adorei o post!

Bjos,

Anónimo disse...

Maira que coisa mais linda! Vc nao pisou tb? Eu teria pisado. Uma vez pisei cacau la na Bahia.
Bjs

Anónimo disse...

Aqui agora não se fala em outra coisa, né? Só mostram as festas nos povoados, o povo pisando a uva! Acho um barato.
Meu tio, láááá em Deus me livre, também faz assim.

Anónimo disse...

hahahh... 10... quero vinho agora

Anónimo disse...

linda....
dev e ser muito bom fazer isso hen

Maitê Mendonça disse...

que show isso Maíra. Parece um episódio de Terra Nostra. Moça, sobre o Google, como vc conseguiu migrar seu blog pra versão beta? Abs