terça-feira, outubro 10, 2006

Sabugal, Sortelha e Belmonte

Aproveitamos um dos dias do feriadão para irmos conhecer um pouco mais das terras de Cabral, isso ao pé da letra mesmo afinal fomos a Belmonte, aldeia natal de Pedro Alvares Cabral.

Começamos a viagem por Sabugal, que é uma aldeia histórica muito bem conservadinha, com um castelo lindo, ao menos por fora já que ficamos a espera de abrir um tempão e nada, acabamos seguindo viagem porque ainda tínhamos mais pela frente! Umas fotos:

Depois de lá, fomos a Sortelha, uma outra aldeia histórica, essa bem menor, com pouquíssimos habitantes, toda em pedra, dentro de muralhas, muito linda! Como sempre, com um castelo ao alto também muito interessante e bem antigo. Lá podemos ver também mulheres a fazer cestas de palha pelos cantos da aldeia, além de vendas de artesanato e velharias. Gostei muito de ter conhecido.

Por fim chegamos a Belmonte, aldeia onde nasceu Pedro Alvares Cabral. Acho que todo brasileiro devia ir lá porque mostra bem o encontro dos dois países. Cabral foi filho de Fernão Cabral, alcaide-mor de Belmonte e o rei deu a eles o castelo que foi transformado em habitação para a família Cabral. Logo ao lado tem uma igreja muito bonitinha, toda em pedra onde foi batizado Pedro Alvares Cabral e todos em Belmonte naquela época. Tem também o panteon (ou panteão como se diz em Portugal) com o túmulo de membros da família dele e o dele próprio.

A aldeia, além disso, tem 3 ou 4 museus, entre eles um sobre o rio Zêzere, o maior de Portugal, outro sobre os judeus e ainda um sobre o azeite já que um dos símbolos da cidade é uma prensa de azeite. Estão terminando mais um museu, que será no antigo Solar dos Cabrais (outra residencia da família Cabral) sobre os descobrimentos. Vale mesmo a pena ir lá!

Mais fotos no Flickr para quem quiser ver. O link ta ali ao lado!