quinta-feira, junho 22, 2006

Mais Sobre Casamento...

Ta bom gente, casar é bom! Festa de casamento então, melhor ainda!!! E você dizer a todos que o que você e o seu noivo sentem um pelo outro é mesmo a sério oficializando em papel passado? Bom também!!! Mas cada dia que passa para a tal festa eu descubro porque cada dia mais as pessoas resolvem apenas se juntarem (morar junto) sem cartórios e essas outras coisas, o que se gasta com tudo isso não está escrito, além de toda a burocracia, que é aumentada em casos como o meu em que um dos nubentes é estrangeiro.

Bom, vou falar um pouquinho da saga para dar entrada no processo de casamento aqui em Portugal. Primeiro fui a uma conservatória do Registro Civil em Oliveira de Azeméis perguntar o que precisava para dar entrda no processo a senhora me disse que era apenas a certidão de nascimento e que, SE CALHAR, eu precisava levar ao consulado português no Brasil para carimbarem. Eu que já sei como as coisas funcionam em Portugal, resolvi ligar a uma amiga brasileira que havia casado ha pouco tempo e ela me disse que eu precisaria, na verdade, disso:

* Certidão de Nascimento recente, tirada com menos de 6 meses, autenticada e que depois eu tinha de levar a um outro cartório para autenticar também a assinatura do tabelião que passou a certidão e depois disso levar ao consulado português para que eles colocassem lá o carimbo para dizer que era verdadeiro;
* Certificado de nacionalidade passado pelo consulado brasileiro em Portugal e que, caso eu não fosse registrada no consulado, ainda tinha de fazer a minha matrícula consular. Isso tudo me custou 15€ = R$ 43,35;
* Fazer um processo de pesquisa de capacidade matrimonial em que eu precisaria levar duas testemunhas ao cartório que afirmassem que eu sou solteira e que perante as leis do meu país não há nenhum impedimento para que eu me casasse. Isso me custaria mais ou menos uns 120€ = R$ 346,80

Daí vocês tiram que ela me omitiu uma parte extremamente importante!! Mas baseada em que a minha amiga disse, lá fui eu atras da documentação que eu podia arrumar aqui e a mamãe atras da que precisava que fosse no Brasil. Bom, isso foi outra novela, a mamãe levou a certidão pro consulado e eles não assinaram porque faltava a autenticação da assintura do tabelião, ela conseguiu isso e levou de volta ao consulado, não assinaram de novo porque precisava de uma declaração de que eu era solteira, conseguiram mas eles disseram que daquele jeito não valia... Bom, nem vou contar essa parte toda porque a história é longa demais e muito mais complicada que isso que estou contando para não massar vocês demais.

Depois que juntei todos os documentos, levei de volta ao registro civil e lá disseram que a certidão não valia porque não foi assinada por um cônsul geral, mas sim um honorário e que a certidão tinha de voltar pro Brasil. Mas me disseram que se eu fosse fazer em Aveiro o processo seria facilitado porque nas capitais distrito já estava em vigor um novo sistema que já não era mais preciso a verificação de capacidade matrimonial e nem esperar um mês para a afixação de um edital pro caso de alguém saber de algum impedimento ir lá e denunciar e que isso nos pouparia tempo e aqueles 120€ mais ou menos...

Falei com o Brasil sobre a assinatura do cônsul e lá foram ao consulado e pediram algum documento que provasse que eles podiam assinar aquilo e mandaram uma portaria a que da direito aos consulados honorários de Fortaleza e Niterói (no Brasil) assinarem esse tipo de documento.

Hoje, munida de toda a documentação e essa portaria devidamente scaneada e impressa lá fomos nós ao registro civil de Aveiro e, claro, implicaram com a assinatura, mas mostrei a portaria e eles, depois de verificarem a sua veracidade na internet (que falta de comunicação interna, não?) resolveram fazer o processo. Resultado, depois de quase uma hora lá e 70€ (R$ 202,30) mais pobres, conseguimos dar entrada no processo e já podemos casar... Ufa!!! Pensei que não terminava nunca mais!!

Hoje fui também marcar cabelo, maquiagem, manicure, pedicure e depilação, quase que desisto quando vi os preços. Aqui na Europa é caríssimo ficar bonita, muito diferente do Brasil, deu até vontade de fazer tudo sozinha em casa, mas como eu sou péssima nessas coisas, vou ter que desembolsar quase 100€ (R$ 289,00) para ficar bonita na cerimônia. Vejam os preços:

Descrição......................... Preço em Euros................. Preço em Reais
Depilação......................... € 25.80 ................. R$ 74,56
Manicure.......................... € 5.50 ................. R$ 15,89
Pedicure.......................... € 17.90 ................. R$ 51,73
Penteado.......................... € 36.70 ................. R$ 106,06
Maquiagem......................... € 13.20 ................. R$ 38,15

Bom, é isso, já viram que depois do casamento serei uma mulher falida!!! hehehehe... Ok, ok, falida mas feliz!!!

6 comentários:

Karina Almeida disse...

menina, você tem que ver o preço pra ficar bonita aqui no japão. dá só uma olhadinha:

depilação (perna, virilha e axila): 12 mil ienes ou R$ 229,00!!

manicure/pedicure: 5.500 ienes ou R$ 105,00!!

sobrancelha: 1.500 ienes ou R$ 28,00!!

penteado e maquiagem não sei. nunca nem cogitei em fazer (acho que só no dia do casamento mesmo. rs...)

detalhe: além de ser caríiiiiissimo, é dificíiiiiilimo encontrar salão brasileiro (mais ainda salão brasileiro que preste) e no salão japonês, meu conselho é "não vá!". eles só sabem agradar as japonesas. nós, ocidentais, só passamos raiva!

conclusão: aqui, a gente fica feia ou pobre... bonita e com grana é difícil : )

Anónimo disse...

oi querida tudo esta indo de vento em polpa hen.....
oh....

passa lá no blog..
bjosss

Patotinha disse...

Oi Maíra,
Menina que novela? Deus me livre, Graças a Deus meu marido é brasileiro e na terra brasilis foi tudo mais fácil, apesar de decoração, vestido e tudo mais ser muito caro.
Maíra viu nosso Brasil jogar...foi show não foi? Foi lindo, voltei encantada e super feliz pelo Ronaldo ter feito dois gols, ele merecia tadinho depois de tantas criticas.Espero que eles continuem assim, só melhorando.
Beijinhos

Anónimo disse...

Olá Maira, entao resumindo só é preciso certidao autenticada e a declaraçao de estado civil para se casar em Portugal? Agradeço se responder.

Bjokas

Anónimo disse...

Olá Maíra!Descobri seu blog através da Pricila(pois já nos conhecemos)
Me chamo Leda tb sou casada c um português.Meu casamento civil foi uma novela!Como ñ sabia nada do procedimento daqui,fui tb a conservatória me informar da documentação necessária...Resumindo foi preciso ir lá 6 veses apenas p dar entrada no processo pq sempre q ia faltava algum documento.Durou exatamnete 3 meses td isso.Ainda bem q sou de Fortaleza e lá minha mãe ia ao consulado autenticar td.Enfim casei em janeiro deste ano,e apesar de td o contratempo foi até engraçado,pq de tanto lá ir,as senhoras do notário(q ñ foram nada simpáticas)acabaram se acostumando comigo e no dia no casamento estavam todas torcendo por mim!rsrs
Mas teve momentos em que até o meu marido q é um poço de tranquilidade se passou,e como sou mto intuitiva cheguei até a pensar q era um aviso p eu ñ casar...Enfim tô tranquila pq agora vejo q realmente é assim e nós é q ñ estamos acostumadas c tanta burocracia.Ainda bem!
Felicidades p o novo casalinho!

Anónimo disse...

Olá. hoje passo pelo mesmo que vc. Fui ao registro civil e disseram que precisava só da certidão de nascimento auteticada no cartorio do Brasil e consulado. Meu irmão viajou 5 horas para ir ao cnsulado autenticar p mim e mandou p cá. Depois fomos ao registro civil dnovo, daí disseram que a certidão nao foi autenticada no cartorio e a assinatura nao valia e pior, disseram que nao era aquela certidão q eles pedem para dar entrada no processo de casamento, mas sim uma certidão de ITEIRO TEOR autenticada no cartorio e consulado. Poxa pq nao avisaram antes de a gente gastar com uma coisa q nao servia? Agora a minha mae feza certidão de inteiro teor e levou ao consulado e mandou p cá. Estou esperando que chegue. A agora depois de tanto enrolo p conseguir casar, o meu visto já terminou e tou ilegal e tenho medo de não conseguir por estar ilegal, mas o enrolo aconteceu por causa deles q nao passam informaçoes corretas. Tambem imagino que vão inventar mais uma coisa p implicar... Meu Deus. Me add no facebook ya-velasco@hotmail.com.br . Izadora velasco