terça-feira, janeiro 31, 2006

Querem acabar com o P&B...

Hoje li uma notícia no Jornal do Brasil que me deixou muito triste:

Indústria decreta fim de películas e acessórios para a fotografia em preto-e-branco e profissionais pedem o tombamento do PB
.

Não podem fazer isso. Tudo bem que a fotografia digital hoje em dia lidera no mercado e que até alguns fotógrafos profissionais já aderiram a nova tecnologia mas quem não se encanta ainda por fotografias tradicionais, que ainda usam como suporte a película coberta com emulsão de prata? Os fotógrafos brasileiros pelo menos, se encantam e estão fazendo um abaixo-assinado na página http://www.patrimonio.fot.br/ para tornar o processo fotográfico analógico em prata Patrimonio Cultural e Artístico da Humanidade pela UNESCO, com objetivo de valorizar e preservar este instrumento de representação do mundo visível. Eu já assinei. Se vocês quiserem participar também, basta ir nesta página, clicar em "assinar abaixo-assinado", colocar seu nome, e-mail e local de onde assina.

Não podem fazer isso com a fotografia!

6 comentários:

Anónimo disse...

rb vou aderir Maìra..to indo la...

Anónimo disse...

Maìra, o link nao esta funcionando..
Meire

Anónimo disse...

as fotos em preto e branco as vezes sao bem mais bonitas que as coloridas. Elas transmitem mais sentimentos...seria uma pena! bjs!

Anónimo disse...

Infelizmente Maíra. Lembro que quando iniciei um curso de Fotografia no SENAC, o professor disse pra gente: " Tudo que vcs estão aprendendo agora cairá em desuso em alguns anos." Dito e feito. Naquela época, câmeras digitais estavam saindo do forno. Eram novidades, caríssimas e só jornal e revista podia bancar. Agora tá tudo muito popular. Aqui nos EUA ainda existem laboratórios para revelação de filmes. Muita gente ainda prefere filmes a digitais. A tendência da industria é abocanhar o máximo que puder, em tempo curto e com maior economia, assim as digitais, as impressoras fazem a vez. Não deveriam acabar com o papel, com os químicos, etc...Agora, com certeza esses materiais que já eram caros, tendem a ficar mais ainda, já que poucos estarão comprando.Pena!

Ewerthon Tobace disse...

Sabe Maíra, quando fiz a faculdade de jornalismo tinha na cabeça que queria ser fotojornalista. Por isso, investi em cursos -- além dos que a gente já tem na faculdade. Mas, desisti da idéia pois descobri que as palavras também me encantavam. Mas dou o maior apoio para o abaixo-assinado. Sou amante do PB...
É isso. Para o alto e avante!

Patotinha disse...

Oi Maíra!
Vou lá agora assinar também. Eu amo foto preto e branco, no meu casamento tirei várias preto e branco, e são as minhas preferidas.
Beijos
Lílian