sexta-feira, janeiro 13, 2006

Esmola Internacional

Ontem eu estava andando pelo centro da cidade quando um senhor começa a falar comigo. Ele estava mal vestido, barba por fazer... Até aí tudo bem, apesar de assustada, tentei escutar o que aquele senhor me dizia, o problema é que eu não entendia nada!!! Então percebi que era um Europeu do Leste, que falava qualquer lingua daquelas eu que desconheço completamente. Ele começava quase a gritar, de tão alto que falava e eu, mais assustada ainda a esta altura, só tentava passar por ele e deixá-lo alí falando sozinho. Foi só quando consegui me afastar um bocado que vi, em suas mãos, um cartaz, não muito grande, branco, com letras negras impressas de um computador que pediam uma ajuda qualquer... Em bom brasileiro: uma esmola.

Se vocês pensam que na Europa não existe disso, estão enganados!!! Claro que não vemos com tanta frequência como no Brasil, mas existe sim. Não só pessoas pedindo nas ruas mas também alguns dizendo que vão guardar o seu carro, ou indo às casas para pedir algo. É facto que a maioria de portugueses nesta situação são os que caíram no terrível mundo da droga e precisam de qualquer pouquinho para comprar mais. Mas não são só eles. Depois que os países do Leste entraram para a União Européia, e mesmo antes, várias pessoas de lá vieram para os países da Europa do lado oeste em busca de melhores condições de vida, mas se lá está difícil, aqui as coisas também não estão assim muito fáceis, principalmente para pessoas que chegam aqui sem saber falar nem ao menos o inglês.

O que mais vemos por aqui agora são mulheres belíssimas, loiras, altas e de olhos azuis a varrer as ruas das cidades, ou a pedir [imaginem a Xuxa nesta situação! Hehehe]. Na Espanha, em uma aldeia de lá, as mulheres espanholas estão em pé de guerra com as da Europa do Leste. É que neste lugar têm muitas plantações de morangos e para fazer a colheita fica muito mais barato contratar pessoas da Europa do Leste que espanhóis ou portugueses, então lá vêm as loiraças!!! Os espanhóis ficam loucos e estão separando das suas mulheres para ficar com elas, ora pois!! =)

Tem lá sua piada, mas a realidade não é assim tão engraçada... Algumas dessas pessoas que se sujeitam a isso são muito qualificadas, têm mesmo bons cursos superiores, mas como não têm emprego em seus países, têm de vir se sujeitar no país dos outros.

4 comentários:

Ewerthon Tobace disse...

Maira,
pois eh, aqui no Japao, acredite, tbem tem sem-teto e pedinte. O que difere dos do Brasil eh que aqui eles sao sem-teto por opcao. Nao a maioria, eh claro. Mas boa parte deles. Vivem sob as pontes e passam frio no inverno. Vou falar deles no meu ploc. Aguarde. Com fotos, se eu conseguir.
Para o alto e avante!

Karina Almeida disse...

olá maíra, vi seu blog no blog do ewerthon e resolvi bisbilhotar!

até imaginava mendigos na europa, mas não loirAs, altas e de olhos azuis. bem diferente do brasil né.

fiquei curiosa sobre a vida em portugal. conte mais!

Anónimo disse...

http://somagui.zip.net
O mundo antes tinha terras a descobrir para mandar os pobres . Na verdade as fronteiras foram criadas para atender interesses politicos ou pessoais.A America e Australia s�o resultado do bora fora Europeu .Estes sobreviveram porque aqueles sairam .

Anónimo disse...

Maíra, aqui em Lisboa tem muuuuitos pedintes mesmo, mas tem uma coisa que realmente me cansa é as doações para Caritas, Casa do Gil, Cais... tudo bem que é preciso, mas eles estão por toda a parte e são insistentes!