quinta-feira, janeiro 12, 2006

Chuva?! Que nada!!!

Já é o segundo inverno que passo em terras lusas [desde que eu vim para cá morar], para a minha sorte tem feito muito sol e posso sempre aproveitar os bons dias para passeios culturais neste país cheio de história. Acontece que não é nada bom para o país. O ano passado choveu tão pouco que o país enfrentou a maior seca de décadas, em algumas regiões [segundo o AgroPortal] o mês de janeiro de 2005 foi o mais seco de 100 anos! Isso prejudicou imenso a pecuária e a agricultura do país.

Em imagens obtidas a partir do satélite Aqua da Naza, da pra ver bem os danos provocados:

Imagem de 11 de fevereiro de 2004:



Imagem de 14 de fevereiro de 2005:

Da para perceber perfeitamente que os espaços antes verdinhos, agora estão acastanhados... Mas também tenho que lembrar que, além da falta de chuva, no verão de 2005 houveram muitos incêncios em Portugal e o que é pior é que não eram incêndios naturais, mas sim postos por alguns doidos que devem achar bonito ver as florestas que, demoram tanto tempo para crescerem, arder... Fico imaginando como ficou esta foto depois do verão!!!

Bom, esse ano choveu mais que o ano passado, mas não foi suficiente, afinal choveu muito no Algarve [extremo sul do país] mas ainda tem lugares em que a seca continua... Então, que venha a chuva nestes dois últimos meses de inverno, mesmo que isso estrague meus passeios... ;)

Mudando de assunto...

Esta semana conheci mais uma brasileira em Portugal!!! Ela chegou ha apenas 45 dias para casar com um portuga gente boa. Adorei conhecê-los!!! Aliás, é sempre bom ouvir um brasileiro falar quando estamos fora do nosso país. Era para conhecer também a Priscila do blog Expatriada mas ela não estava em casa... Explico: o encontro foi em Santa Maria da Feira, onde a Pri mora, porque era o lugar mais próximo para mim [em Oliveira de Azeméis] e a Zade [em Espinho]. Mas terão outras oportunidades.

3 comentários:

Anónimo disse...

Menina este lance de incendio è horrivel, meu marido diz q os pastores colocam fogo pra depois o pasto nascer verdinho e renovado e com isso destroem kilometros de mata. Um horror.
Que pena va nao ter conhecido a Prisca, ela è muito "doidia", muito gira...mas um dia vc a conhecerà e verà como ela è legal.
Um beijo
Meiroca

Anónimo disse...

Oi, Maíra
Menina, que bom que você me "descobriu" pelo blog da Pri! Somos praticamente vizinhas, pois moro em Ílhavo! Que coisa, ô mundo pequeno!
Beijo grandão para você, e volte sempre lá no blog que aquilo é nosso! E seu blog está show, adorei as imagens de país por satélite. Pena foi o estrago, não?
Mais beijo
Quel

Ewerthon Tobace disse...

Maíra, assim como Portugal, o Japão vive um inverno rigoso e seco. Tem uma montanha por aqui que pegou fogo e os bombeiros lutam para controlar as chamas... Estou, aos poucos, lendo tudo o que vc escreveu. Estou adorando!
bjos