quinta-feira, novembro 10, 2005

Vem cá, alguém aí pode me explicar porque esse povo lusitâno gosta tanto assim de pão!? Tudo bem, eu a-do-ro pão, mas não preciso comê-lo em todas as refeições. No café da manhã [ou pequeno almoço, como preferirem] é básico, tem que ter, no jantar, as vezes, podemos fazer um sanduíche [sandes] e aí tembém vai bem, mas para que comer pão no almoço, e no jantar quando também já se come tanto por aqui?! Para quem tem uma incrível tendencia para engordar como euzinha aqui isso é a pior coisa que pode existir!

Pois é, o pão é importantíssimo por estas bandas, come-se no pequeno almoço, no almoço, no jantar e ainda no lanche, o que varia é o que se põe dentro, mas geralmente é coisa doce [aumentando ainda mais a quantidade de calorias ingeridas!!!], pode ser compota de frutas, goiabada... O que importa é que tenha o tão querido pão!!!

Talvez por isso, os portuguêses se especializaram no fabrico de pão e, tenho que confessar, que eles fazem um pão muito bom! Vocês que só experimentaram o pão brasileiro estão longe de imaginar o que é um pão verdadeiramente bom!!! Aqui na região que estou tem um em especial que é chamado Pão de Ul. Ul [assim mesmo como você está lendo: UL] é uma aldeia que fica no concelho de Oliveira de Azeméis que produz um pão maravilhoso ha anos!!! Pelo que sei já houve até guerra por causa do dito pão! Hoje em dia ele continua a ser produzido e é entregue nas casas das pessoas que o compram todos os dias bem cedinho. Quando estou na casa do Pedro acordo e vou direto a procura do pão maravilhoso!

Mas além desse, eles têm uma variedade enorme de pães, de todos os tipos, tamanhos e qualidade... Vai ver que a tradição do "português da padaria" aí no Brasil venha disso, eles imigraram para o Brasil e aproveitaram para ganhar dinheiro com aquilo que eles mais sabiam fazer: pão!

E viva o pão português!!!!

E falando em calorias...
Acho que já falei aqui, mas uma outra coisa que o povo português adora são os doces, cada região tem um tipo de doce típico e quem vai visitar qualquer terra que seja por estas bandas tem de passar em uma pastelaria [que não é a nossa pastelaria tradicional, aqui nem existe pastél como conhecemos, mas sim uma confeitaria - acho que pode ser chamada assim] para perguntar pelo doce típico daquele lugar, com certeza te darão um doce muito bom que você não vai comer em mais nenhum lugar do mundo! O que eu mais gosto são os pastéis de nata, ou os conhecidos Pastéis de Belém que já são servidos em alguns lugares no Brasil. Mas se forem à Lisboa, não deixem de visitar, na região de Belém, a casa onde eles foram criados, ou ao menos, onde foram primeiramente comercializados já que se trata de um doce conventual. A loja fica em Belém mesmo, nas proximidades do Mosteiro dos Jerônimos, é só perguntar que qualquer pessoa sabe informar!!!! Com certeza será o melhor Pastél de Belém que vocês comerão!

2 comentários:

Anónimo disse...

eu gosto de pão também,mas vem cá maíra,não ver mas suas amigas noivinhas não é... ;/

Anónimo disse...

Ah não! Eu deteeeeesto o pão daqui! É seco, duro... Que saudade do pão francês do Brasil! O brasileiro e a baguete é o que acabo por comer, mas carcaça, pão d´avó e outros, ai não dá!

Já os doces... o pastel de nata foi a minha total desgraça!