segunda-feira, novembro 14, 2005

Conimbriga

Esse final de semana tivemos de ir a Coimbra e antes passamos em um lugar muito interessante: Conimbriga, que era uma cidade romana enorme aqui em Portugal, onde tinham umas termas e era local de passagem da estrada principal que ligava o sul de Portugal a Bracara Augusta, nome romano de Braga, mais ao norte.

Agora encontramos apenas ruínas, mas ao ver aquilo podemos perceber quão adiantados eram os romanos e a grandiosidade das suas construções, além dos detalhes que eram sempre lembrados. O chão das habitações era decorados com mosaicos muito lindos, de cores variadas, era como se fossem os tapetes deles. Algumas moradias, talvez as maiores, tinham jardins internos com espelhos de água que deviam ser belíssimos. Depois ha um museu onde estão expostas coisas encontradas nas escavações como jóias, utensílios de cozinha, armas de guerra e materiais de macenaria. Além de restos de peças de vidro, moedas, instrumentos de medida, relógios de água... Muita coisa interessante mesmo. Vale a pena a visita!!!

E as fotos:



Estes são alguns dos mosaicos que ainda se encontram em bom estado de conservação. Imaginem só fazer esses dezenhos todos com pedrinhas quadradas minúsculas!



Ruinas e casal de americanos [de Miami, Flórida] que conhecemos por lá. Muito simpáticos!!! Eles iam para a França, mas com aquela onda de violencia por lá, resolveram vir para Portugal. Mas eles dizem que adoram isso aqui, que já é a terceira vez que vêem para ca. Eu tb adoro a Florida, me deu até uma vontadezinha de ir lá...


Estas são as ruínas em melhor estado, então eles reconstituíram o jardim interno para termos noção de como seria naquele tempo. Lindo, não?!


E esta é uma maquete do que seria, no tempo em que a cidade era habitada, aquela área da foto anterior.

3 comentários:

Anónimo disse...

Que legal seu blog! Virei aqui mais vezes!!

Anónimo disse...

Maíra!
Sou uma desnaturada! Agora coloquei teu blog na pasta dos favoritos aqui e vou te acompanhar melhor.
Comecei o Mestrado. Menina, o que é isso? Que stress!
Lindo o lugar que você visitou, adorei!
Beijos, Pururuca

Mirella Matthiesen (mikix) disse...

Adorei seu post... e aquele chão de mosaico é lindo... dá até dó de pisar, né?
bjs