terça-feira, novembro 22, 2005

O natal está chegando!!!



O natal está chegando... Já da para sentir no clima friozinho no ar, nas reuniões a beira da lareira com a família do Pedro para discutir como será festejado o natal esse ano, nas luzes de natal que já estão espalhadas pelas cidades, nas decorações das lojas e de algumas casas...

Adoro o natal. Lembra-me o tempo que o natal era celebrado na casa da minha avó, com toda a família reunida, muitos presentes arrumados debaixo da árvore, tantos mesmo que formava um círculo de embrulhos coloridos enorme, com a árvore imponente no meio, cheia de bolas coloridas e luzinhas brilhantes.

Lembra-me a vontade que tinha de ir logo dormir para acordar e ver o presente debaixo da cama
[fazíamos assim, afinal de contas, no calor do nordeste, não tínhamos meias nas lareiras, ou chaminés por onde o papai noel entrar]. Lembra-me a alegria de reunir toda a família para aquela celebração que, para mim, era a melhor coisa do ano, pelo que eu esperava sempre.

Agora, aqui em Portugal, no terceiro natal que passo aqui, as coisas são diferentes. Comemoramos a consoada, na noite de 24 para 25 de dezembro com a família do Pedro. Alguém se veste de papai noel e vai entregar os presentes, é muito bom!!! No outro dia ainda tem o almoço de natal, onde a família se reúne de novo. A minha comida típica de semana santa: bacalhau com batatas, passou a ser a comida típica de natal e são outras comidas que habitam o meu imaginário quando falo em natal: rabanadas da D. Alzira [maravilhosas, não existe nada igual no mundo!!!], bolinhos de abóbora, frutos secos, bolo rei... Hummmm... O natal é mesmo bom em qualquer lugar do mundo!!!!

Sem comentários: