terça-feira, outubro 18, 2005

São Pedro do Sul

Este final de semana pegamos o carro e saímos andando por Portugal, assim mesmo, sem rumo... Pegamos no mapa e escolhemos aleatoriamente uma terrinha que ainda não conhecessemos para ir e calhou de ser São Pedro do Sul, uma aldeia famosa por suas termas que fazem bem aos ossos. Fomos por uma estradinha fora das principais estradas que eu recomendo pelas belas paisagens e possibilidades de conhecer alguns lugares bonitos.

Por acaso, já havíamos pego esta estrada uma vez que fomos a Viseu, [também assim, sem pressa, visitando todas as terrinhas interessantes que víamos] e descobrimos um lugar lindo chamado São Cristóvão onde tem, além de um aqueduto muito antigo, um convento adquirido por particulares que foi transformado em pousada. Eles fizeram umas instalações muito bonitas do lado de fora, por dentro, tem uma espécie de museu e a parte de cima é toda reservada para usufruto deles, não podemos lá subir. Além disso, ainda conhecemos a Praia do Vau, uma praia fluvial bem interessante onde paramos para fazer um pic-nic na época. Passamos também pelo Rio Teixeira, que tem alguns pontos bonitos e belas paisagens bucólicas tão comuns em Portugal.

Mas voltando a São Pedro do Sul, aquilo é uma aldeia muito bonitinha que vive do turismo das termas. Nesta altura do ano em que todos estão trabalhando, aquilo estava cheio de pessoas idosas a fazerem tratamentos nas termas e passeando pelo centro que tem muitas lojinhas de coisas típicas. Uma dica é ficar hospedado no palácio da Inatel por lá [nas fotos, um prédio cor de rosa], aquilo é belíssimo e tem bons preços, ao menos para os sócios da rede. Não sei se hospedam apenas sócios, mas acho que vale mesmo a pena. Para os estudantes, com menos grana, também tem a possibilidade de ficar na Pousada da Juventude de lá. Aqui em Portugal essas pousadas são geralmente muito boas e precisa apenas ter o cartão de alberguista, que pode ser feito na própria pousada.

Outra coisa interessante é observar umas ruínas que tem lá e estão em restauro, que foram umas termas romanas, ou seja, já naquela época, as pessoas iam àquele lugar a procura de cura pelas águas de São Pedro do Sul e, levando em conta o tamanho que era, deveriam ser importantes.

E o que não podia faltar: como todo lugar que se preze em Portugal, lá também tem o seu doce típico, que se chama “vouguinha”, eu não comi, mas o Pedro disse que é muito bom! De qualquer forma, vão lá, provem e tirem suas próprias conclusões!!!!

Aqui estão algumas fotos que, por não ter sol e já não ser assim tão cedo, ficaram um pouco escuras, mas da para ter um idéia:


3 comentários:

maband disse...

como todos os lugares de Portugal, cheio de charme!!!
Toda vez q vejo as fotos bate as saudades dai!
Quem sabe... um dia vou ai morar c vc!! hehehehehe
Bjux!!
Te amo

Anónimo disse...

Má q lugar lindo!!!
Pra variar né, vc sempre com fotos de lugares de dar inveja rsrsrs
Ahhh eu tb quero dar uma voltinha ae! =)
Bjos

Anónimo disse...

Mas nem o tudo o que brilha é ouro. S. Pedro do Sul não é uma aldeia mas uma vila e concelho. o local a que a jovem se refere é Termas de S. Pedro do Sul. Aquilo enche de gente, mas a sua grande maioria são pessoas de classes baixas sem rendimentos para irem para outros destinos. Estas juntam-se no largo do antigo balneário por duas razões. A primeira por não terem dinheiro. A segunda porque não há eventos além dos promovidos pela Câmara Municipal e pago pelos impostos de todos os Portugueses.
Os preços dos balneários são muito altos o que obriga os empresa´rios a baixar os preços e a qualidade dos serviços para conseguir ter hóspedes.
O trabalho é precário com contratos a prazo entre 6 e nove meses com salários de cerca de 400 € (metade do salário minimo em Espanha)
Mas o Turista quer lá saber disso. Quer lá saber se o indio amazónio está em extinção ou as aldeias da Beira Alta sejam pobres.
O que interessa é mesmo uma foto para iludir a miséria.
Enfim...