terça-feira, outubro 11, 2005

Prêmio Nobel de Economia

Puxando brasa para a minha sardinha, esse post é apenas para dizer que:

"Robert Aumann e Thomas Schelling foram ontem distinguidos com o Prémio Nobel da Economia 2005. Os dois economistas foram galardoados pela sua teoria da decisão interactiva, que pode ser aplicada em “políticas de segurança e desarmamento, na formação de preços de mercado e em negociações políticas económicas”

O prêmio de 1,1 milhões de Euros [mais ou menos 2,9 milhões de reais] foi dado mais uma vez à "Teoria dos Jogos"! Desde John Nash [prêmio nobel em 1994], aquele do filme "Uma Mente Brilhante", que essa teoria não sai da cabeça dos Economistas. A teoria premiada agora, baseia-se nada mais nada menos que na Teoria de Nash, o que nos prova o quão importante ela é.

Aqui em Portugal a licenciatura tem uma disciplina apenas voltada para a Teoria dos Jogos. Quando eu fiz Economia, a vi em apenas 3 aulas, dentro da disciplina de microeconomia. Será que tem algo errado?

Para quem não é economista, desculpa pelo post, passe em frente! Para quem tem curiosidade nisso, clica aqui e lê um pouquinho mais a respeito. É uma reportagem do Correio da Manhã aqui de Portugal.

Sem comentários: