quarta-feira, outubro 26, 2005

Carteira de Motorista / Carta de Condução

Estou tentando tirar a minha carta de condução aqui em Portugal, por enquanto dirijo com a minha do Brasil porque contando da data de entrada no país, a carteira brasileira é válida por 6 meses. No princípio, pensei que fosse ser fácil... E, na realidade, não é difícil, mas é demorado!!!

Para quem não sabe, aqui precisamos, antes de tudo, pedir uma certidão de prontuário ao DETRAN no Brasil com firma reconhecida em cartório. Pedi para minha mãe me conseguir isso no Brasil e ainda demorou um tempo porque na verdade eles não parecem saber do que se tratava, depois de uns dias que conseguiram "descobrir" e finalmente entregaram a mamãe...

Depois que esse documento está em mãos, temos de levá-lo ao consulado brasileiro junto da carteira de motorista brasileira válida e a carteira de identidade para que eles entreguem um documento dizendo que a nossa carteira de motorista é verdadeira.

Esse documento deve ser levado a alguma DGV para eles dizerem o que mais precisa. Lá vamos nós a casa da moeda comprar um monte de impressos que é preciso preencher e, além disso, dois formulários para serem preenchidos pelo meu médico de família. Um problema... Até então ninguém me tinha dito que eu tinha médico de família*... E não tenho, realmente... Tive de recorrer ao médico da universidade se não quisesse pagar consulta e, pasmem! Só consegui uma consulta para 30 de novembro!!! [fui marcar no final de setembro]. Estou a espera, acontece que os documentos dados pelo consulado têm um "prazo de validade" e se vencer, terei de fazer tudo de novo...

Depois disso tudo, espero que me dêem a carta, se tiver mais algum passo a seguir depois, conto para vocês [quando souber]. Algumas dicas para brasileiros que moram em Portugal: aqui.

* Médico de família: Cada português tem um médico de família, desde o momento que nasce. Assim que têm um problema devem recorrer primeiramente a ele. Mas os médicos de família são só para aquelas pessoas que contribuem para o Estado, o que não é o meu caso, portanto, não tenho um médico de família.

Um texto interessante sobre o médico de família no Brasil

2 comentários:

Anónimo disse...

Vivo faz 12 anos na Espanha e ainda nao consegui convalidar minha carteira na Europa.
Estive em Londres e consegui tirar minha carteira inglesa somente com enviar uma copia da minha carteira brasileira a trafico. Por enquanto dirijo com essa mas agora que estou nacionalizando sou obrigado a tirar a carteira espanhola.

O medico de familia que se referem se trata do medico indicado pelo posto de saúde. Ao menos aqui quando um extrangeiro se registra em um posto de saúde é indicado a um medico de familia.

O examen médico é super facil de conseguir e super barato, aqui uns 15 euros. Nao precisa ir a um hospital ou posto de saude pra isso, na frente ou bem perto do departamento de trafico havera varios postos medicos que cobram pra examen de vista. Esses mesmos fazem esse tipo de certificado, vao te fazer um rapido examen, que nao serve pra nada, mas depois de 5 minutos te dao o certificado.

Espero que isso ajude..

Sorte,

Jean

Anónimo disse...

Não precisa ser exactamente um médico de família. Pode ser qualquer médico. Eu tenho vários contactos nessa área entre enfermeiros, etc, e é super simples, apenas compre um formulário na papelaria do atestado médico, e algum deles pode te arranjar facilmente.

Fernando de Oliveira