terça-feira, setembro 27, 2005

Renovação do Visto


Essa semana estou correndo atrás da renovação do meu visto de permanencia em Portugal. Como estive no Brasil e o visto só é renovado aqui em Portugal no Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, tenho apenas até o dia 01 de outubro (este sábdo!!), que é quando o meu primeiro visto vence, para renová-lo ou pagarei multa.

Eles exigem vários documentos:

* Passaporte com visto ainda válido (caso não queira pagar multa);
* Comprovante de matrícula na universidade (caso seja visto de estudo);
* Seguro saúde válido aqui;
* Comprovativo de condições financeiras para sustento em Portugal, de preferência uma conta em algum banco daqui, no meu caso, um extrato do Banco do Brasil;
* Comprovante de residência e
* Nada consta da justiça federal aqui em Portugal dizendo que você não cometeu nenhum crime enquanto aqui esteve.

Este último tem de ser pedido na justiça, nas lojas do cidadão espalhadas pelo país, mas geralmente demoram, aqui para a minha zona, se quisermos isso na hora, só se formos a loja do cidadão do Porto. Mas ainda bem que isso eu já consegui! Agora tenho de ir a junta de freguesia conseguir um documento que prove onde eu moro! Ufa... Quanta coisa!! Estou para desistir e voltar para o Brasil!!! Hehehehehe...

Além disso tudo, quero transferir a minha carteira de motorista (ou carta de condução, como preferirem) do Brasil para cá e lá me pedem mais uma pipa de documentos, inclusive um atestado do meu médico de família. Detalhe: até então ninguém havia me dito que eu tenho um médico de família(!)... Acho mesmo que não tenho, portanto vou ver se marco uma consulta com o médico da universidade, quem sabe ele pode me passar esse atestado e, finalmente, terei a minha sonhada carta de condução portuguesa?!?!

Bom, aproveitando que estamos falando em Passaporte... Descobri, procurando uma foto de um passaporte para pôr aqui, que a partir de 2006 o passaporte brasileiro será azul e não mais o nosso querido e adorado verdinho!!! Sim, isso por causa das normas estabelecidas pelo MERCOSUL. Quem quiser saber mais clica aqui.

1 comentário:

Anónimo disse...

Q chique, vc ta informada hein?
Beijaao!