Aqui em Portugal, quando se termina a universidade faz-se a Queima das Fitas, que é uma semana mais ou menos de festa para comemorar. Não se parece muito com o que temos no Brasil, aliás, nada durante o período acadêmico por aqui tem assim muito a ver com o que passamos no Brasil, a não ser o trote, claro, que aqui se chama Praxe e é realizada durante quase todo o primeiro semestre do "caloiro" na Universidade.
Ha toda uma hierarquia e regras para "praxar" os próximos caloiros. Eles têm também um traje especial para usar em dias de praxe ou em algumas solenidades que eu acho muito lindo. Em palavras da wikipédia: "O traje académico actual, também apelidado de "capa e batina", é composto por um casaco longo (a batina), colete, camisa branca, calças simples, sapatos simples, e por uma capa, que deverá tocar no chão, quando colocada sobre os ombros, sem dobras. Esta é a indumentária reservada aos homens, que podem também usar um gorro simples, mas cujo uso não é permitido às senhoras. Estas, em vez da batina, usam um casaco pela cinta, mas não cintado, uma camisa branca, uma saia travada e abaixo do joelho, meias compridas, pretas e não opacas, sapatos simples, e uma capa igual à dos homens. Todas as peças, à excepção da camisa, são pretas, a cor que simboliza a igualdade entre os estudantes." Mas o traje pode mudar de universidade para universidade ou de região para região do país.
Mas eles também têm uma pasta preta, que só podem usar quando deixam de ser caloiros, que é onde eles colocam as fitas, que vão sendo entregues durante o curso e são no total 8 fitas nas cores da universidade/faculdade/instituição. Quando vão se formar, os finalistas queimam as fitas como uma despedida da universidade, diz-se que teve início em Coimbra e desde então é sempre um grande acontecimento nas cidades que têm universidades. Coimbra é, ainda hoje, a cidade de Portugal onde a queima das fitas é mais celebrada, tem desfile, serenatas, shows (esse ano em Coimbra, além de atrações nacionais vai haver Melannie C) e aqueima oficial das fitas! Um espetáculo!! Para saber mais clique aqui
Ontem fomos ver a serenata da Tuna masculina da Universidade de Enfermagem de Oliveira de Azeméis. Foi a meia noite em frente a igreja principal, ficou muito lindo! Aliás, tuna é como se fosse uma banda da universidade.
Filmamos algumas músicas, mas como não sei por vídeo aqui no blog, fica para um dia que eu aprenda.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário