Segunda feira, 1 de maio, foi feriado do dia do Trabalho em Portugal, mas uma outra coisa chamou mais a minha atenção neste dia, todas as casas tinham maias penduradas nas portas e janelas. Bom, me deixa explicar: há uma crença muito antiga aqui que diz que na noite do dia 30 de abril para o 1 de maio as pessoas devem colocar uma planta, facilmente encontrada, que dá uma florzinha amarela chamada giesta (apelidada de maia) nas portas das suas casas para espantar as bruxas e não deixar que o mal entre porta a dentro. O fato é que não encontramos as maias apenas nas portas e janelas das casas mas também nos carros, portas de lojas... Fotografei algumas portas, apesar de não serem as melhores, mas da para ter uma idéia do que são as maias.



4 comentários:
Oi Maira!
Não sabia disso, hehe. Muito legal!Também dia primeiro de maio fiquei em casa curtindo preguiça o dia todo.
Você está sempre atenta aos costumes :) Pelo visto você já está bem integrada a sociedade portuguesa. Isso é ótimo, até a adaptação passamos por uns maus momentos, não é verdade?
Beijos
que interessante essa crença....legal..adorei conhecer mais essa..rsss espero que vc esteja bem ,e os preparativos ?? aodne vc vai casar memso maira? ai ou no brasil?
Má, adorei a crença, bem q aqui poderiamos adotar essa né, afinal nunca é demais espantar as energias negativas.
Quero te encontrar no msn.
Bjos
Maira nao sabia desta tradiçao portuguesa, mais uma que aprendi na blogosfera. Esta planta è muito comum nos cmapos por aqui tb, se chama ginestra em italiano, quase parecido.
Hoje tme festa de casamento no meu blog.
Bjs
Enviar um comentário