terça-feira, maio 30, 2006

Mercado à Moda Antiga

Todos os anos em Oliveira de Azeméis ha o mercado à moda antiga, que é um mercado feito como era antigamente, com pessoas vestidas a carater, comida feita na hora, enfim, parece que voltamos no tempo. Não é nada tão grandioso quanto a Feira Medieval de Santa Maria da Feira, mas é bem interessante.

Umas fotos para vocês verem:















Gente, o blog hj não ta ajudando... Qdo melhorar coloco mais fotos!!

sábado, maio 27, 2006

Quem Quer?!

Pois é gente, eu ia pro Rock in Rio, mas o Pedro desistiu e não tenho ninguém para ir comigo ver o Red Hot Chilli Pepper no dia 03 de junho... Resultado: tenho um ingresso aqui sobrando, se vocês souberem de alguém que queira ir e precise de um ingresso, diz pra falar comigo que fazemos um acordo!!

Bom, ontem tivemos curso de noivos novamente, o que me fez perder o encontro com a Pri, a Vivi e seus respectivos... Mas tudo bem, terão outras oportunidades, de qualquer forma o curso de noivos foi interessantinho, falaram de gestos de carinho, sexualidade, foi lá uma médica explicar como são feitos os bebés (como se as pessoas hoje em dia já não soubessem isso muito bem), mas também falou de métodos contraceptivos, inclusive os naturais como um de medir a temperatura do corpo todos os dias para saber o dia da ovulação, enfim, essas coisas que deixaram o padre meio sem jeito mas interessantes de saber.

Hoje ta um calorão!!!! Quem sabe vamos a praia?! Não sei ainda... Mas a noite tem jantar na Pris!!!

quinta-feira, maio 25, 2006

Assunto: Casamento

Tenho de falar nisso, afinal faltam menos de dois meses!!! Pois bem, já tenho os convites e já comecei a distribuí-los!!! Oba!!!

quarta-feira, maio 24, 2006

Eu Blogo na Quarta!!! Olha a prova: 1º Dia da Viagem

Primeiramente, querem saber o porque do título?! Vão lá no blog da Ale que vocês entendem!!!

Finalmente tomei coragem de me sentar para escrever sobre a viagem para vocês, ao menos pus as fotos no flickr para matar a curiosidade =)

Bom, saímos de Portugal, em um vôo da Ryanair as 9:05h, mais ou menos, da noite e chegamos lá por volta da meia noite e meia, mas ficamos em uma fila enorme para passarmos pela imigração mas que foi tranquilo, nos perguntaram o que iríamos fazer em Londres, quanto tempo ficaríamos lá, o que fazíamos em Portugal, onde ficaríamos hospedados, pediram para ver a nossa passagem para Dublin e nos deixaram passar.

Esta noite decidimos dormir mesmo pelo aeroporto, já que chegamos de madrugada, ficaríamos por lá até de manhã para pegarmos o bus e irmos para o hotel, procuramos um lugar calminho, estendemos o saco de dormir e lá ficamos, eu não consegui dormir quase nada, a Ticiana ainda conseguiu dormir mais... Como o aeroporto de Stansted é especializado em vôos low costs é muito comum vermos pessoas dormindo lá mesmo no aeroporto, não éramos as únicas, pelo contrário!! Em todos os lados do aeroporto haviam sacos de dormir estendidos.

Na manhã seguinte, já cheias daquele aeroporto pegamos o ônibus que nos levou do aeroporto até a Victoria Station, confesso que de tão cansada que estava dormi quase a viagem toda, só, já quase no fim, abri de relance os olhos e li uma placa que dizia: Tower Bridge, isso me fez despertar do sono profundo para um estado de excitação incrível, a partir daí nem piscava, queria ver tudo que aquela cidade me reservava. Comecei a me encantar com os prédios, com os taxis à antiga, os ônibus vermelhos de dois andares...

Chegando a Victoria Station decidimos, pelo mapa, que chegar a Piccadilly Circus (onde ficava o nosso hotel) seria fácil e perto. Ledo engano... Saímos perguntando e as pessoas nos olhavam com uma cara assustada por querermos ir a pé até lá! Diante disso e de duas mochilas maiores que nós que carregávamos nas costas, nos rendemos e decidimos ir de "tube" (metro) até a estação de Piccadilly.

Completamente perdidas naquela imensidão de gente e aquele mundo subterrâneo que existe à parte de londres, sob os pés daquela enxurrada de pessoas que anda por Londres todos os dias, fomos pedir informações a um guardinha, que nos indicou uma colega que nos fez bolar de rir daquela situação. Acabamos por comprar um bilhete para o dia inteiro que podemos andar de metro ou bus e que custa 5£ (= 7,50€ = 21,75R$), em outras palavras: os olhos da cara, mas que nos valeu um bocado.

Chegamos ao Hostel: Piccadilly Backpackers, que fica muito bem localizado, as pessoas são simpatissíssimas, as instalações são mais ou menos, o único problema é: se quiser tomar banho, faça a noite porque a água é quente, durante o dia, a água é gelada!!! Mas como quem vai para Londres quer mais é andar mesmo, banho a noite antes de dormir é o melhor que há!

Ficamos em um quarto com camas para 4 pessoas, tivemos sorte com as outras duas que dormiram lá com a gente, uma canadiana que estava lá para um emprego e estava procurando uma casa e enquanto isso dormia no hostel e uma grega que estava passando férias em Londres.





Deixamos lá as coisas e fomos aproveitar o nosso bilhete de transportes por um dia!! Mas antes uma parada para o almoço que teve de ser no McDonald´s afinal comer em Londres é muuuito caro, como quase tudo, da pra perceber, né?! Comemos o sanduíche de uma nova ementa mais natural que tem no Mc de lá e rumamos para o Tate Britain que é muito lindo!! Só tirei uma foto lá dentro porque não sabia que podia tirar fotos, só já no fim. De qualquer forma, o melhor mesmo é ir lá ver ao vivo!



Saímos de lá meio sem rumo e como aquilo fica à beira do rio, decidimos ir subindo o rio para ver no que dava. Demos de cara com algumas das pontes de londres e com o Big Ben e o parlamento, aproveitamos para ver a London Eye, aquela roda gigante que dá para ver toda a cidade e a Westminster Abbey, tiramos algumas fotos e descobrimos o Tesco! O Tesco é um supermercado bem barato que vendia umas massas e sanduíches prontos e baratos, jantamos muitas vezes lá!






Já era quase final de tarde mas decidimos que ainda dava tempo de irmos a Notting Hill, aquele lugar do filme com a Julia Roberts e o Hugh Grant. Adorei, é uma gracinha as casas todas juntinhas com portas de várias cores, bem mais calma que o agitado centro de Londres, além disso, tem vários jardins particulares que são cultivados pelas famílias que moram em redor, mesmo como se vê no filme. Lá descobrimos que o mercado da Portobello Road só era bom mesmo no sábado, então voltamos para casa com a certeza do que fazer no sábado!





Ainda saímos a noite pela Piccadilly mas voltamos logo porque estávamos mesmo cansadas de uma noite mal dormida e tanta caminhada a pé!

terça-feira, maio 23, 2006

Olha o Parlamento ali!!


Olha o Parlamento ali!!
Originally uploaded by Maira Rolim.
Para quem ta muuuuito curioso, clica na foto que "linka" pro Flickr, já coloquei algumas fotos por lá! Ainda faltam algumas que estão na máquina da Ticiana, mas com o tempo chegam todas!

Eu e o Big Ben


Eu e o Big Ben
Originally uploaded by Maira Rolim.
Primeira foto da viagem! Eu e o Big Ben em Londres. Prometo que depois escrevo sobre a viagem!!! Deixa so eu ter um tempinho...

segunda-feira, maio 22, 2006

Cheguei!!!

Cheguei!!! Depois de 10 dias estou de volta, encantada com Londres e Dublin, maravilhada com "O Fantasma da Ópera", espantada com as coisas que o Leprechaun nos faz fazer na Irlanda! Hihihihi... Foram 10 dias muuuuito bons!!! Mas também muito cansativos. Passávamos o dia andando de cima para baixo, em Londres então que as distâncias são maiores!!! Mas como diz o Miguel, marido da Pris só se conhece bem uma cidade andando a pé!

O saldo foi extremamente positivo, só que agora meu corpo ta pedindo descanço o tempo todo, não posso me encostar que durmo!!! Hahahaha... Mas vai passar e assim que passar prometo que escrevo uns posts sobre a viagem e ponho muuuuitas fotinhas!!!

Mas agora, acho que vou dormir mais um pouquinho! Ah! Mas vou visitar vocês antes!

quinta-feira, maio 18, 2006

Hello from Dublin!!!

Ola a todos!!! Estou em Dublin ainda, sabado volto para casa... Passei so para dizer que a viagem esta sendo muuuuito boa. Londres eh tudo e Dublin eh lindinha!!! Mas qdo voltar conto como foi tudo e ponho fotos!!! Obrigada a todos que deixaram mensagens desejando boa viagem.
Bjinhos e ate a volta!!!!

quarta-feira, maio 10, 2006

Saindo de casa...

Tudo pronto para a viagem! já estou saindo de casa para o aeroporto do Porto e de lá para Londres e Dublin! Levo na mala, além das roupas, claro, muitas expectativas. Acho que vai ser maravilhoso. Provavelmente não poderei mandar notícias de lá, então, até dia 20 que é quando eu volto com muitas fotos e muita coisa para contar!!!
Obrigada a todos que me desejaram boa viagem ou que mandaram dicas!

terça-feira, maio 09, 2006

Queima das Fitas em Oliveira

Aqui em Portugal, quando se termina a universidade faz-se a Queima das Fitas, que é uma semana mais ou menos de festa para comemorar. Não se parece muito com o que temos no Brasil, aliás, nada durante o período acadêmico por aqui tem assim muito a ver com o que passamos no Brasil, a não ser o trote, claro, que aqui se chama Praxe e é realizada durante quase todo o primeiro semestre do "caloiro" na Universidade.

Ha toda uma hierarquia e regras para "praxar" os próximos caloiros. Eles têm também um traje especial para usar em dias de praxe ou em algumas solenidades que eu acho muito lindo. Em palavras da wikipédia: "O traje académico actual, também apelidado de "capa e batina", é composto por um casaco longo (a batina), colete, camisa branca, calças simples, sapatos simples, e por uma capa, que deverá tocar no chão, quando colocada sobre os ombros, sem dobras. Esta é a indumentária reservada aos homens, que podem também usar um gorro simples, mas cujo uso não é permitido às senhoras. Estas, em vez da batina, usam um casaco pela cinta, mas não cintado, uma camisa branca, uma saia travada e abaixo do joelho, meias compridas, pretas e não opacas, sapatos simples, e uma capa igual à dos homens. Todas as peças, à excepção da camisa, são pretas, a cor que simboliza a igualdade entre os estudantes." Mas o traje pode mudar de universidade para universidade ou de região para região do país.

Mas eles também têm uma pasta preta, que só podem usar quando deixam de ser caloiros, que é onde eles colocam as fitas, que vão sendo entregues durante o curso e são no total 8 fitas nas cores da universidade/faculdade/instituição. Quando vão se formar, os finalistas queimam as fitas como uma despedida da universidade, diz-se que teve início em Coimbra e desde então é sempre um grande acontecimento nas cidades que têm universidades. Coimbra é, ainda hoje, a cidade de Portugal onde a queima das fitas é mais celebrada, tem desfile, serenatas, shows (esse ano em Coimbra, além de atrações nacionais vai haver Melannie C) e aqueima oficial das fitas! Um espetáculo!! Para saber mais clique aqui

Ontem fomos ver a serenata da Tuna masculina da Universidade de Enfermagem de Oliveira de Azeméis. Foi a meia noite em frente a igreja principal, ficou muito lindo! Aliás, tuna é como se fosse uma banda da universidade.





Filmamos algumas músicas, mas como não sei por vídeo aqui no blog, fica para um dia que eu aprenda.

segunda-feira, maio 08, 2006

Curso de Noivos

Sexta-feira passada começou o nosso curso de noivos, agora todas as sextas-feiras, das 21:30 as 23:30h lá vamos eu e o Pedro nos reunir com muuuuitos outros casais para assistir palestras e fazer discussões de grupo sobre os seguintes temas:

* Uma comunidade de Amor
* Matrimónio - Sacramento
* Diálogos e Gestos de Amor
* A Fecundidade do Casal
* Nova Situação - Novas Exigências
* O Amor ao Longo da Vida

Vou ter de faltar a duas reuniões por causa da viagem a Londres/Dublin, mas o noivo vai lá só. Mas até que me pareceu interessante e as pessoas responsáveis pelo curso são todas muito simpáticas.

Mudando de assunto...

A viagem já será quarta-feira e eu tenho milhares de coisas para organizar! Hoje reservei os hostels em Londres e Dublin, aliás, consegui uns mesmo no centro das duas cidades por precinhos convidativos! Tomara que a viagem seja maravilhosa!!!

Esse final de semana fomos ao cinema com a Pri e o Miguel assistir Missão Impossível III (muito bom, já agora) e eles aproveitaram para me dar muuuuuitas dicas para conhecer Londres! Desde os melhores museus, mercados, espetáculos, passeios a pé! Obrigada mesmo Pri e Miguel! Acho que o roteiro de vocês vai me ser muuuuito útil!!!!

sexta-feira, maio 05, 2006

Praia em Portugal


Hoje eu estava olhando umas fotos que tiramos quando fomos à praia no feriado e comecei a pensar em como é diferente ir a praia aqui. Bom, para começar, ainda não é beeeem época de praia, o tempo esquentou um pouco (esquentou = 17º, 18ºC), mas ainda temos uns ventos frios na praia, as vezes, mas como esperamos o ano todo aqui por um calorzinho que seja, ao primeiro sinal dele, correm todos para a praia.

Acontece que antes de ir temos de pensar no para-vento, para ficarmos abrigados do tal vento frio, o guarda-sol, para termos um lugar onde nos abrigarmos do sol, claro, levamos o biquini, mais uma roupinha de praia e mais uma para se o tempo esfriar, sem contar com um isopor com as cervejas e lanches no melhor estilo farofeiro em praia dia de domingo (!!!) Hehehehehe...

Quando me lembro que no Brasil vestia um biquini, pegava uma toalha e rumava para a praia sem me preocupar com mais nada... Sem contar que por lá a água sempre era convidativa a um mergulho, aqui eu ponho os pés na água e, até agora, tem estado tãoooo fria, que desisto do banho e volto para debaixo do meu guarda-sol.

Mas já me disseram que no verão mesmo, a água também esquenta um pouco. Como eu vou estar no Brasil, não vou poder confirmar isso, mas de qualquer forma, quem fica ou vem para estes lados, já fica sabendo.

quinta-feira, maio 04, 2006

Não solte foguetes antes do tempo...

Comemorei tanto o sol que havia finalmente chegado para alegrar a primavera, que ele resolveu fugir... Ha dois dias que o tempo está nublado, e meu humor igual... Tomara que o sol volte logo!

quarta-feira, maio 03, 2006

Flores para Espantar as Bruxas

Segunda feira, 1 de maio, foi feriado do dia do Trabalho em Portugal, mas uma outra coisa chamou mais a minha atenção neste dia, todas as casas tinham maias penduradas nas portas e janelas. Bom, me deixa explicar: há uma crença muito antiga aqui que diz que na noite do dia 30 de abril para o 1 de maio as pessoas devem colocar uma planta, facilmente encontrada, que dá uma florzinha amarela chamada giesta (apelidada de maia) nas portas das suas casas para espantar as bruxas e não deixar que o mal entre porta a dentro. O fato é que não encontramos as maias apenas nas portas e janelas das casas mas também nos carros, portas de lojas... Fotografei algumas portas, apesar de não serem as melhores, mas da para ter uma idéia do que são as maias.








terça-feira, maio 02, 2006

Eu tinha um post...

Pois é, como diz o título, eu tinha um post para publicar sobre uma tradição portuguesa que acontece do dia 30 abril para o dia 01 de maio, com fotos e tudo, mas como esse blog não me deixou publicar as fotos, fica para amanhã. Sim!!! Se tudo correr bem, a partir de amanhã meus problemas de conexão com a net serão resolvidos e estarei de volta ao mundo blogueiro.

Bom, este final de semana fiz uma viagem de quase 3h para ir a uma fábrica de vestidos de noivas. O pior era ter de andar numa estrada estreitinha por umas terrinhas onde não pisa Cristo (expressão potuga, claro!) para chegar lá. Já estava pensando(chateadíssima): "É bom esse troço valer a pena!!!" Pois bem, valeu! Apesar de eu não ter marcado hora (não sabia que era preciso) e ter de esperar até surgir uma brecha entre aquelas que marcaram hora para ser atendida, eles têm uma loja muito organizada e agradável. Experimentei vários vestidos (uns 5!!) mas escolhi e comprei um, afinal não dava para ficar em dúvida e voltar lá no dia seguinte, imagina(!!!).

O nome da fábrica é A Bela Noiva e fica em Casal de Baixo - Rio de Couros - Ourém, para quem conhece Portugal. Funciona da seguinte forma: chegamos lá e vemos um catálogo de vestidos e escolhemos aqueles que mais nos agradam, depois vamos a um mostruário e escolhemos outros, no final experimentamos todos eles o que é bom porque já nos vemos com os vestidos. Apesar disso, não levamos de imediato, os que lá têm são apenas mostruário, eles confeccionam um novo para você.

Aqui em Portugal não existe aluguél de vestido de noivas, ao menos não que eu tenha encontrado, e olha que eu procurei! Então elas compram. O vestido que escolhi (e comprei)eu já o tinha visto em uma loja de noivas por mais de €1.000,00 (algo em torno dos R$ 3.000,00) e na fábrica o vou comprar pela "bagatela" de € 600,00.Portanto, mesmo com a viagem, vale a pena.

E depois aproveitamos para passear por Abiúl e Pombal que ficavam no caminho. Mais próximo do dia do casamento vou lá fazer a prova e pegar o vestido. Falta pouco mais de dois meses pro casamento... Como o tempo passa rápido.

Ah! Queria dizer algumas coisas que ficaram meio confusas, (1) a viagem para Londres e Irlanda não é de lua-de-mel, a lua-de-mel estava no check list porque como vamos fazer a lista de presentes do casamento em uma agência de viagens, tenho de entregar a rota para a agência o mais rápido possível para já fazer as reservas. (2) O Pedro não vai nessa viagem comigo, vou com uma amiga.