quinta-feira, fevereiro 23, 2006

Abandono

Nossa!! Isso aqui anda tão abandonado que ja ta criando teias de aranha! Hehehehe... Bom, não tenho assim muitas novidades para contar. Estou estudando muito e esperando pelo Rock in Rio!!!

Ah, para quem não sabia disso, Portugal tem Rock in Rio e não é português, quer dizer, vai acontecer em Portugal mas o evento é dos mesmos produtores do Rock in Rio brasileiro em parceria com empresários portuguêses, por isso o nome é o mesmo, mesmo causando muitas piadas com isso no Brasil. Como diz o Pedro, não é Rock in Rio (de Janeiro) e sim Rock in Rio (Tejo)!!! Hihihi... Só sei que eu quero muuuuito ir!!!

Por falar em Rock e em Rio de Janeiro, vi aqui as imagens do show dos Rolling Stones no Rio, parece ter sido incrível!!! Apesar de tanto tempo de estrada, eles sempre conseguem levantar o público onde quer que eles estejam, não? Quanto ao show do U2 lá, não vi nada ainda, mas também deve ter sido maravilhoso!!!

**//**

Mudando de assunto... A violencia não está só no Brasil não... Aqui em Oliveira de Azeméis houve um assalto a um supermercado da rede Modelo (pertíssimo da casa do Pedro) mais ou menos umas 5h da manhã, o pior é que todas as pessoas que passavam por ali naquela hora levavam tiros, uma morreu, um outro conseguiu figir no carro e um outro levou um tiro no dedo... Que absurdo! Tudo isso porque eles queriam levar o caixa automático que havia la dentro. A gente não está seguro em lugar nenhum deste mundo. Queria por um link para vocês lerem sobre isso aqui, mas não encontrei...

sábado, fevereiro 11, 2006

Florbela Espanca



Hoje me peguei cantarolando uma musiquinha portuguesa que eu adoro, que também é um poema [ou um poema que também é uma música] de uma poetisa que eu gosto muito, portuguesa com certeza: Florbela Espanca...


Ser Poeta

Ser poeta é ser mais alto, é ser maior
Do que os homens! Morder como quem beija!
É ser mendigo e dar como quem seja
Rei do Reino de Aquém e de Além Dor!
É ter de mil desejos o esplendor
E não saber sequer que se deseja!
É ter cá dentro um astro que flameja,
É ter garras e asas de condor!
É ter fome, é ter sede de Infinito!
Por elmo, as manhãs de oiro e de cetim...
É condensar o mundo num só grito!
E é amar-te, assim, perdidamente...
É seres alma, e sangue, e vida em mim
E dizê-lo cantando a toda a gente!

Template quase novo...

Agora que o tempo está parecndo mais primavera que inverno mesmo [e eu espero que continue assim], resolvi tirar aquela foto da neve e por uma nova. O lugar é a ribeira do Porto, o mesmo do primeiro template, para quem lembra, mas a foto já não é mais com o casaco cor-de-rosa! ;-)

Espero que gostem!!!

quinta-feira, fevereiro 09, 2006

Abril Despedaçado


Acabei de chegar do segundo filme do ciclo de filmes brasileiro em Oliveira de Azeméis, assisti Abril Despedaçado. O filme parece ser bom, apesar de saber que o filme tem o Rodrigo Santoro como o ator principal e quase não ter visto o seu rosto. O que?! É verdade!! A pessoa encarregada de passar o filme, ou não sabia como ajustar aquilo ou resolveu ligar o projetor e ir dar uma volta porque não estava nada enquadrado na tela e não conseguíamos ver os rostos dos atores, da para acreditar?!

De vez em quando aquilo saia de foco e aí é que não conseguíamos perceber nada do que se passava mesmo... Para completar o som também era uma porcaria, em alguns momentos do filme nem eu como legítima brazuca entendia o diálogo, imagina os portugueses!!!

Tenho de alugar o filme para ver depois com calma...

"Cartoons" de Maomé

Gente, quanta coisa por causa de uns "cartoons" sobre Maomé na Dinamarca. Tudo bem que ofende os muçulmanos, mas precisava tanto?! Já são 11 os mortos por causa das manifestações. Eles deviam olhar um pouco para eles mesmos e verem que, não ha muito tempo atrás, destruíram um patrimônio histórico, a maior estátua de Buda. Será que não podemos ofender a religião deles mas eles podem a todo o momento fazerem o que quiserem contra as religiões que não são a de próprio culto?!

Interessante como as demais religiões se sentem tão ofendidas com pequenas coisas como dizer Feliz Natal ao invés de Feliz Festas, mas no Hanukah não importava se dissessem Feliz Hanukah como aconteceu nos Estados Unidos. Aqui em Portugal as escolas estão sendo obrigadas a tirar os crucifixos, que ja estão lá ha anos e anos, das paredes por ofender as crianças não cristãs, mas as muçulmanas podem ir de véu mesmo "ofendendo" as crianças de religiões que não impõem o véu.

Se é para respeitar as religiões, respeitemos a todas e não apenas algumas. Respeitemos também os católicos que ainda são maioria mas parece que não, respeitemos os budistas, os protestantes, os judeus, os muçulmanos, todos...

Leia o pedido de desculpas do jornal dinamarquês aqui.

terça-feira, fevereiro 07, 2006

Enquanto isso...

Não tenho nada de muito especial para falar hoje, quer dizer, até tenho!!! Milhões de portas se abrindo, novas e grandes possibilidades de mudanças [ta parecendo horóscopo], mas todas coisas que AINDA não passam simplesmente do que eu disse acima: possibilidades, e enquanto for assim, melhor eu ficar aqui na minha... Apesar da enorme vontade de contar para vocês!!!!

Bom, comecei e já estou terminando, tudo em apenas um dia, o livro "Memórias das Minhas Putas Tristes" do Gabriel Garcia Marquez e ainda tenho toda a coleção dos livros dele [10 livros] mesmo aqui ao lado, na fila, esperando pacientemente a sua vez de serem lidos, e acho que ainda vão esperar um bom tempo!!!

Tenho o DVD do filme "O Amor Acontece", aquele com o Rodrigo Santoro, mesmo aqui ao alcance das mãos ha pelo menos 3 dias e não consigo um tempinho para assisti-lo e tudo isso porque tenho de estudar, estudar muito!!! [alguém me diz onde eu fui amarrar meu bode!!!].

Então, já que é assim, deixa voltar aos estudos!!! Vou só visitar vocês rapidinho...

segunda-feira, fevereiro 06, 2006

Capacidade de Adaptação

Hoje parei para pensar na minha vida... Não só o momento agora, mas sempre, desde a infância brincando de esconde-esconde com os primos na rua de calçada da casa da minha avó, em Fortaleza - CE, até hoje, uma quase Mestre em Economia de Empresas em Portugal, um título, aliás, grande e imponente demais para tão pouco significado. E a única coisa que me veio a cabeça foi: Como o ser humano é capaz de se adaptar as mais variádas situações, desde que esteja aberto a isso... Hoje não sou nem sombra do que eu era antes dos meus 20 anos, quando saí a primeira vez de casa para fazer um intercâmbio nos EUA, muito mais independente, muito mais cabeça feita, muito mais responsável e, por isso, mais confiante nas minhas decisões.

A vinda para Portugal me fez ver outros lados do meu eu que ainda andavam adormecidos, me fez capaz das coisas mais básicas como cozinhar ou comer alguns tipos de comidas mas que eu nunca havia me imaginado fazer, achava sempre que havia sido criada para ser uma grande executiva e não para arrumar casa ou cozinha, que tempo eu teria para aquilo?! Na realidade aprendi que fora do Brasil temos de arrumar tempo... Tempo para ser a grande executiva, tempo para cozinhar nossa própria comida, tempo para arrumar a casa, tempo para cuidar dos filhos que virão um dia, tempo para estudar e melhorar, tempo para o meu vício: a leitura, tempo para tudo! Aqui não podemos ser apenas a executiva, temos de ser a super mulher que faz tudo porque não temos empregadas ou babás assim tão facilmente como no Brasil.

Acho que aprendemos a ser menos exigentes com aquilo que comemos, onde dormimos, como dormimos... Aproveitar mais as coisas novas, estarmos mais abertos as novidades, a novas aprendizagens... Me lembro que sair da minha caminha adorada em casa para dormir onde quer que fosse era um terror, eu tinha de internalizar bem aquilo antes de o fazer, além disso, não podia ser muito escuro porque [pasmem!] eu tenho/tinha medo do escuro... Hoje em dia, consigo dormir em qualquer lugar, até no chão se necessário, no escuro então!! Estou numa boa [quer dizer, desde que eu decore antes onde está o interruptor para alguma emergência!=)]. Acho que posso dizer que essas experiências me fizeram muito bem, sou uma mulher bem melhor hoje do que eu seria se tivesse vivido sempre no mesmo lugar.

Tem uma frase do Saramago, acho, que diz assim: "Uma pequena aldeia pode ser o mundo para quem nunca saiu dela" e era assim que eu pensava de quem nunca havia saído. Das minhas grandes amigas, muito poucas tinham, mesmo sem nunca ter saído da "aldeia", uma cabeça mais aberta, com idéias além daquelas coisinhas pequenas de quem ainda tem o seu próprio umbigo por principal companhia. Passei a ver que havia mais além do meu egocentrismo de adolescente [ou aborrecente, fui mesmo uma chata, confesso].

Nem sei porque resolvi escrever isso aqui no blog, talvez para ver quem de vocês sentiu o mesmo depois de ter deixado a patria e se aventurado em um país distante e diferente do nosso querido Brasil, ou simplesmente porque eu precisava dizer a uma pessoa, que tem medo de mudar, que não o tenha, porque a mudança nos engrandece, nos faz melhor, apesar de nos fazer sofrer um bocado as vezes como pagamento por este aprendizado... Mas não é assim que dizem: Não se dá nada de graça?!

sábado, fevereiro 04, 2006

A Minha Primeira Vez...

O Ewerthon do blog "O Meu Japão é Muito mais legal" resolveu fazer uma "Promoção" no blog dele, é assim: você descreve a sua primeira vez em alguma coisa e manda para ele com pelo menos uma foto. Eu já participei e escrevi como foi a minha primeira vez!!! Hehehehe... Quem quiser, da uma olhadinha lá e depois participa!! Acho que o Ewerthon vai gostar de colocar a primeira vez de cada um de vocês!!! ;)

sexta-feira, fevereiro 03, 2006

Encontro de blogueiras

Ontem, finalmente, conheci a Priscila e o Miguel [marido] e é porque moramos mesmo aqui pertinho uma da outra, mas era sempre assim, quando eu podia ela não e quando ela podia eu não... Bom, o importante é que nos conhecemos!!! Mas para descontentamento geral, euzinha esqueci a máquina fotográfica =(, portanto nada de foto das blogueiras... Eles são um casal incrívelmente simpático e alegre, nos encontramos e já parecia que nos conhecíamos ha séculos!! Espero que a nossa amizade perdure!!

Adorei o filme - O Fiel Jardineiro - que tem um pouquinho do Cidade de Deus, também do Fernando Meireles, mesmo sendo um tema completamente diferente. Mas nem vou falar muito porque acho que vocês devem assistir... Como já soube que é indicado ao oscar deste ano, com certeza estará disponível em todos os países.

E para terminar, uma notícia importante: Hoje é aniversário da Meiroca!!!! Feliz idade para você Meiroca!!! Depois posta as fotos da comemoração que parece que vai ser em grande!!!! Um beijão!!!

quinta-feira, fevereiro 02, 2006

Momento Desabafo:

Organizar um casamento não é fácil, que o diga quem já passou por isso, mas organizar à distância é ainda pior!!! A mamãe me manda nomes de pessoas que ela viu para fazer trabalho "tal" no casamento e pergunta a minha opinião... Como vou saber se não conheço o trabalho?! Vou perguntar a quem já viu. Me dizem que é ruim, volto com o recado para a mamãe: Se é ruim, arruma outro! E eu, aqui longe, saio perguntando para as noivas dicas e volto a dizer para a mamãe que não gosta da idéia e então nada adiantou... Para uma pessoa que gosta de estar envolvida na organização de tudo - sempre fui assim, desde criança gostava de organizar os aniversários lá em casa - é frustrante saber que não vou participar no meu próprio casamento!!! Tento me abstrair disso, mas é complicado... Não sei não...

Bom, mas falando em coisas boas! Recebi o telefonema de uma amiga blogueira, a Pris do Expatriada dizendo que ela vem ao festival de cinema brasileiro aqui em Oliveira e nós vamos, finalmente, nos conhecer!!! Vou levar a máquina e depois ponho umas fotos do nosso encontro aqui.

quarta-feira, fevereiro 01, 2006

Qual árvore corresponde ao seu aniversário

Hoje recebi uma brincadeira pela net super interessante, acho que deu certo!!! É assim, dependendo da data do seu nascimento tem uma árvore que corresponde, a minha foi o Bordo e diz assim:

BORDO, INDEPENDÊNCIA MENTAL

É uma pessoa fora do comum, cheia de imaginação e originalidade, tímida e reservada, ambiciosa, orgulhosa, respeita a si mesmo, busca novas experiências. Às vezes nervosa, muitos complexos, boa memória, aprende com facilidade, comprometida com o amor e com a vida, gosta de impressionar.



Quem me conhece pessoalmente pode dizer se sou assim mesmo. Vou colocar aqui as datas e as árvores para vocês verem as de vocês:



QUAL É A ÁRVORE QUE CORRESPONDE AO SEU ANIVERSÁRIO? (Leia mais abaixo)


23 DEZ - 01 JAN -> Macieira
02 JAN - 11 JAN -> Abeto
12 JAN - 24 JAN -> Olmo
25 JAN - 03 FEV -> Cipreste
04 FEV - 08 FEV -> Álamo
09 FEV - 18 FEV -> Cedro
19 FEV - 28 FEV -> Pinheiro
01 MAR - 10 MAR -> Salgueiro-chorão
11 MAR - 20 MAR -> Limoeiro
21 MAR -> Carvalho
22 MAR - 31 MAR -> Avelã
01 ABR - 10 ABR -> Sorveira-brava
11 ABR - 20 -> Bordo
21 ABR - 30 ABR -> Nogueira
01 MAI - 14 MAI -> Álamo
15 MAI - 24 MAI -> Castanheira
25 MAI - 03 JUN -> Freixo
04 JUN - 13 JUN -> Carpe
14 JUN - 23 JUN -> Figueira
24 JUN -> Bétula
25 JUN - 04 JUL -> Macieira
05 JUL - 14 JUL -> Abeto
15 JUL - 25 JUL -> Olmo
26 JUL - 04 AGO -> Cipreste
05 AGO - 13 AGO -> Álamo
14 AGO - 23 AGO -> Cedro
24 AGO - 02 SET -> Pinheiro
03 SET - 12 SET -> Salgueiro-chorão
13 SET - 22 SET -> Limoeiro
23 SET -> Oliveira
24 SET - 03 OUT -> Avelã
04 OUT - 13 OUT -> Sorveira-brava
14 OUT - 23 OUT -> Bordo
24 OUT - 11 NOV -> Nogueira

12 NOV - 21 NOV -> Castanheira
22 NOV - 01 DEZ -> Freixo
02 DEZ - 11 DEZ -> Carpa
12 DEZ - 21 DEZ -> Figueira
22 DEZ -> Faia


Para o post não ficar gigantesco vamos fazer assim: quem quiser saber qual o significado da sua árvore, me manda um mail para caravelabrasileira@gmail.com que eu mando o mail todo, ok?!

Casamento entre pessoas do Mesmo Sexo

Hoje duas mulheres portuguesas, Lena e Teresa de 35 e 28 anos, irão se dirigir às 14h a 7ª Conservatória Civil de Lisboa com o intuito de formalizar uma relação que já dura 4 anos, acontece que a lei portuguesa proibe o casamento entre pessoas do mesmo sexo, o que provavelmente fará com que o povo português, muito conservador diga-se de passagem, comece a pensar um pouco sobre isso e, talvez, até mudem - ou não - as leis vigentes a este respeito.

Por estes lados, as pessoas do mesmo sexo já podem viver em "união de facto" [morarem juntas e terem alguns direitos com relação a isso], mas ainda é pouco abrangente. Então, se já podem viver juntos e ter alguns direitos por este motivo por que não formalizar?! É o que estas duas mulheres pensaram e vão lá tentar se casar no civil, mas esperam um "não" como resposta e se isso acontecer vão entrar com um processo baseado em uma coisa muito simples:
está a ser sobrevalorizado o artigo 1577.º do Código Civil (que prevê que o casamento só pode ser celebrado entre pessoas de sexos diferentes) em detrimento da Constituição que proíbe no artigo 13.º qualquer discriminação com base na orientação sexual. E por que é que isto origina um processo judicial? "Porque a Constituição", explica o advogado, "é um diploma legal hierarquicamente superior ao Código Civil".
No que será que vai dar isso? A Inglaterra já aprovou ha pouco tempo esse tipo de casamento e foi muito noticiado quando o Elton Jonh foi lá ser o primeiro a beneficiar-se disso. Alguns outros países também aprovam, e Portugal, será que vai mudar o Código Civil e aprovar?!

Vocês podem ler mais aqui e aqui.