terça-feira, janeiro 31, 2006

Querem acabar com o P&B...

Hoje li uma notícia no Jornal do Brasil que me deixou muito triste:

Indústria decreta fim de películas e acessórios para a fotografia em preto-e-branco e profissionais pedem o tombamento do PB
.

Não podem fazer isso. Tudo bem que a fotografia digital hoje em dia lidera no mercado e que até alguns fotógrafos profissionais já aderiram a nova tecnologia mas quem não se encanta ainda por fotografias tradicionais, que ainda usam como suporte a película coberta com emulsão de prata? Os fotógrafos brasileiros pelo menos, se encantam e estão fazendo um abaixo-assinado na página http://www.patrimonio.fot.br/ para tornar o processo fotográfico analógico em prata Patrimonio Cultural e Artístico da Humanidade pela UNESCO, com objetivo de valorizar e preservar este instrumento de representação do mundo visível. Eu já assinei. Se vocês quiserem participar também, basta ir nesta página, clicar em "assinar abaixo-assinado", colocar seu nome, e-mail e local de onde assina.

Não podem fazer isso com a fotografia!

segunda-feira, janeiro 30, 2006

Que friiiioo... [Serra da Freita]

Esse final de semana a frente fria que estava assolando toda a Europa, principalmente Russia e Polônia, desceu atá Portugal e provocou um final de semana gelado!!!!!! O resultado foi neve até onde não se esperava. As estradas foram cortadas ao trânsito em muitos lugares e Portugal meio que parou para ver a neve, principalmente no sul, onde não se costuma ver coisas assim. Eu?! Fui aproveitar claro!!! E trouxe fotos para vocês verem.











Aproveitamos para almoçar por lá mesmo em um restaurante muito bom chamado Mira Freita. Da janela víamos a neve lá fora. Foi um dia maravilhoso!!!!

sábado, janeiro 28, 2006

Sonhos adiados...

Ora, ora... O Euromilhões não saiu a ninguém... Ficou novamente acumulado, mas agora a parada é ainda maior!!! 186 milhões de euros, se não me engano. Vou já fazer meu joguinho!!!!

sexta-feira, janeiro 27, 2006

Aniversário de Mozart

Hoje é aniversário de Wolfgang Amadeus Mozart (Joannes Chrysostomus Wolfgangus Theophilus), que nasceu em 27 de janeiro de 1756. Um dos maiores gênios da música clássica mundial, que compôs sua primeira peça para cravo com apenas 5 anos de idade. Achei interessante o nome do google hoje quando abri para fazer umas pesquisas e por isso resolvi colocar aqui para quem não viu.


Cinema Brasileiro

Oba, oba!! O Cine-teatro Caracas, de Oliveira de Azeméis vai fazer, durante o mês de fevereiro, um ciclo de cinema brasileiro. Todas as quintas, por apenas 2,00€ [R$ 5,50], será apresentado um filme de origem brasileira dos diretores Fernando Meirelles, Walter Salles, Luís Alberto Pereira e Carlos Diegues. O primeiro será "O Fiel Jardineiro":

Baseado no ‘best seller’ honónimo de John Le Carré, o filme é um thriller sobre o amor e a busca da verdade, realizado por Fernando Meirelles (‘Cidade de Deus’), um dos realizadores brasileiros de maior projecção internacional.

Ficha técnica

Realização: Fernando Meirelles
Interpretação: Ralph Fiennes e Rachel Weisz
Género: Thriller
Idade: Maiores de 16
Duração: 129 m
Ano: 2005
País de origem: Reino Unido

Não vou perder nenhum!!!! Só assim para eu acompanhar o que tem saído de bom no nosso cinema que tem melhorado, e muito, sua qualidade ultimamente. Esse filme que vai passar não é bem brasileiro já que foi realizado no Reino Unido, mas tem lá o nosso diretor e, sendo assim, podemos considerá-lo como tal! Alguém já assistiu para me dizer?!

=> Por falar em cinema: estreou essa semana um filme muito bom, aqui em Portugal chama-se Memórias de uma Gueixa, para quem se interessa pela cultura japonesa [como eu] deve ser muito interessante. E se quiserem saber mais sobre as Gueixas, eu encontrei esse site aqui.

=> Hoje a noite é o sorteio do Euromilhões, depois conto para onde foi tanto dinheiro!!! ;o)

quarta-feira, janeiro 25, 2006

Euromilhões

Esta sexta-feira será dado o maior prêmio de sempre no Euromilhões, a loteria européia, algo em torno de 150 milhões de euros, que em reais daria uns 420 milhões de reais. Não sei o resto da Europa, mas o pequeno Portugal está maluquinho com isso! Andam até mostrando nos telejornais opções de como gastar o dinheiro ou curiosidades com esse valor. Ontem estavam dizendo que quem ganhar, se quiser ajudar o seu time predileto de futebol pode comprar os 4 jogadores mais caros do mundo, o primeiro era o Ronaldinho Gaúcho, avaliado em 50 milhões de euros.

Quando o euromilhões chegou a essas bandas, ha apenas 1 ano atrás, alguns diziam que seria difícil sair algum prêmio para Portugal, afinal, dentro da Europa, ele é apenas um pequenino país entre outros bem maiores, mas não sei se é porque é uma terra abençoada, cheia de santos e santas e onde N. Sra. de Fátima apareceu, mas neste 1 ano, saíram muitos prêmios para Portugal. As vezes penso que é apenas pelo fato de os portugueses jogarem mais. Na família do Pedro [noivo], por exemplo, todos jogam, todas as semanas e assim é com todas as outras pessoas que eu conheço, principalmente as mais velhas.

Um psicólogo ontem foi entrevistado e disse que a maioria dos portugueses não estaria preparado para, de um dia para o outro, ver suas contas bancárias aumentarem de volume e ao retirar o extrato verem lá 150 milhões de euros, mas pensem bem, é um up grade e tanto! Eu não saberia mesmo o que fazer com tanto dinheiro... Talvez desse a volta ao mundo, fosse conhecer meus amigos blogueiros espalhados pelo mundo, ou comprava uma casa em uma praia meio deserta do Brasil e ficava la um tempo, até enjoar da pasmaceira, aí ia para um apartamento em New York, mais agitado impossível!!! Hahahahaha... O que vocês fariam?!

terça-feira, janeiro 24, 2006

I Blog Here!

Olá, vi uma brincadeira no blog Photos & Fatos que se chama "I Blog Here!" e resolvi participar, então, lá vai:


Do lado direito a minha estante de livros e mais para frente tem muitos outros para arrumar nas estantes que ainda estão por vir. Em cima da mesa o celular, um marcador e uma tese de doutorado que ando lendo como bibliografia para a minha dissertação do mestrado. No computador, uma webcam para a minha mãe me ver lá no Brasil. O lugar está assim meio vazio ainda porque como ando sempre em constante mudança aqui nesta terra, também acabei de me mudar para aí e ainda preciso arrumá-lo mais a minha maneira [o que pode ser entendido por desarrumá-lo!]. Vamos lá, quero ver o de vocês tb!!

segunda-feira, janeiro 23, 2006

Obrigada Adriana!!!

Gente, a Adriana de Leiria me deixou uma explicação nos comentários do porque dos choques no frio, obrigada mesmo adriana!!! Pela visita, pela explicação muito útil e pelas dicas, espero que volte sempre!!!

O comentário:

É a baixa umidade do ar no inverno que faz a eletricidade estática se acumular no ocupante do veículo. Com a baixa umidade do ar, a eletricidade estática criada enquanto o veículo está em movimento só se descarrega quando se sai do veículo. E aparece na forma de choques, que podem até mesmo gerar faíscas.A intensidade varia de acordo com características físicas e fatores externos. As pessoas que transpiram muito ficam mais expostas às descargas, pois os sais minerais, condutores de eletricidade, são expelidos nas transpiração.

Os tecidos dos bancos e das roupas também são fatores determinantes, mas há maneiras de evitar o desconforto: antes de sair do veículo, segure alguma parte da lataria, como a porta, e só retire a mão dali quando o pé estiver no chão. Outra solução é evitar roupas de tecido sintético e sapatos com sola de borracha, que é isolante elétrico.Sempre que uso minhas botas com sola de borracha, levo cade choque quando vou fechar a porta do carro...

Ah, uma vez fui dar um beijo ao meu marido e chegámos a saltar com o choque, que chegou a fazer barulho...beijos

Adriana - Leiria

Vou usar estas dicas para não apanhar mais choques!!!

O País dos Títulos

Hoje estava pensando em como os portugueses gostam de títulos. "Aquela é a Doutora Fulaninha", "aquele é o engenheiro Sicrano"... E assim vai, no fundo, a maior parte deles não é nada disso. A Fulaninha não é médica e nem muito menos fez doutorado, no máximo tem o curso superior completo e o Sicrano, não é engenheiro de nada. Isso é estranho, mas eles adoram tratar-se dessa forma, impor respeito e uma distancia grande entre eles e as outras pessoas. Aqui, você se forma em qualquer coisa que seja já é o Doutor Alguma Coisa e ai de quem lhe trate por menos!

Nas universidades, os professore não ficam seus amigos [salvo aqueles mais novos e que já têm uma idéia diferente a esse respeito], ao contrário, parece que estão muito a cima de você e que nem que fiquemos nas pontas dos pés conseguiremos alcançá-los... Em uma das minhas disciplinas no mestrado tinha, no programa, uma alínea que dizia: "se o aluno tirar mais que 16 [as notas aqui variam entre 0 e 20] no exame, será submetido a um teste oral". Mas por que? Alguém não pode estudar e conseguir tirar um 16 [ou mais] por mérito, não? Tem de ter levado um "auxiliar de memória" porque os professores são inalcançáveis e os alunos não se aproximam da sua inteligência prodigiosa? Coisas que só acontecem por estas bandas. Os meus professores no Brasil são meus amigos até hoje, de mandar piadas por email e tudo. Nos Estados Unidos, aqueles professores conhecidíssimos mundialmente geralmente são pessoas super acessíveis... Não consigo perceber...

Ontem escolheram o novo presidente de Portugal: Aníbal Cavaco Silva, que já havia sido primeiro ministro e agora vai para a presidência sem precisar de um 2º turno, com 50,6% dos votos dos portugueses.

sábado, janeiro 21, 2006

Notícias daqui!!

* Hoje tirei um tempinho e terminei de ler O Processo do Kafka que já estava na minha mesinha de cabeceira ha meses... Não me perguntem nada porque ainda estou digerindo esse livro inacabado... Gostei, mas é aquele tipo de livro que a gente tem de parar um pouco para pensar nele depois que acaba. Foi assim com um livro do Saramago que li um tempo atrás: Todos os Nomes e com alguns outros, mas, por incrível que pareça, eu adoro este tipo de livros.

* Amanhã tem eleições para presidente na república aqui. Eu não voto em Portugal, portanto, estou apenas apreciando à distância esse processo. Não se fala em outra coisa, os noticiarios da TV estão sempre a mostrar os candidatos em suas últimas tentativas... O presidente da república aqui não é como o nosso, não é responsável por tudo, é como se fosse apenas um embaixador do país. Tem poder de veto, mas geralmente não implica muito. Quem manda mesmo é o primeiro ministro, por isso, as eleições para primeiro ministro também são levadas mais a sério ainda, não que estas não sejam, longe disso.

sexta-feira, janeiro 20, 2006

O que eu detesto no inverno...

Acho o inverno uma estação bem interessante, apesar do frio. Adoro beber uma taça de vinho a beira da lareira, ir brincar na neve na serra da estrela... Enfim, acho que se procurarmos encontramos muitas possibilidades de nos divertirmos na estação gelada. Mas tem uma coisa que eu simplesmente detesto nesta época: a pele seca!!!

Não sei se isso acontece em todos os lugares frios, sei que aqui e nos EUA acontece. A sua pele começa a ficar seca, muito seca, a descamar, qualquer coisa que vc arraste na pele faz uma marca, ai como odeio isso!!!! O pior é que os hidratantes que costumamos usar no Brasil e achar maravilhosos não servem de nadinha aqui, tem de ser aqueles mesmo bem gordurosos, tipo à base de óleo de amêndoa ou com vaselina. Até meu rosto que é oleoso, exige um creme olioso aqui... Vê se pode!

Sem contar com os choques que começamos a tomar nas portas dos carros, quando vamos dar um beijinho em alguém... Fecho as portas do carro com o casaco, e até beijinhos ando evitando com medo do choque!!! Mas já soube que isso é por causa dos aquecedores dentro de casa e nos carros. Podíamos passar sem isso, não?!

Help me!!!

Eu quero um contador para o meu blog, alguém sabe de algum bom e... gratuito, né?! Por favor, se alguém souber, me avisa!

quinta-feira, janeiro 19, 2006

Para os Brasileiros em Portugal

Recebi um e-mail com informação do consulado Brasileiro então resolvi colocar aqui para os brasileiros que moram em Portugal e que passam por aqui ficarem a saber:

Caros amigos,

Tenho o prazer de comunicar a inauguração, no Museu Nacional de Soares
dos Reis, na cidade do Porto, no próximo dia 20/01/06, às 18h00 horas,
da exposição "Coleção Brasiliana", que reunirá obras de arte do Brasil
oitocentista, conforme informação, em anexo, e que conta com o apoio
deste Consulado-Geral.

A exposição deverá estender-se até o dia 16 de Abril de 2006, estando
previstas, para este período, conferências sobre temas ligados à
substância da Exposição.

Muito agradeceria a gentileza de divulgar o evento junto aos estudantes
brasileiros e professores e demais pessoas interessadas.

Cordiais saudações,



Marília Sardenberg Zelner Gonçalves

Cônsul-Geral no Porto


terça-feira, janeiro 17, 2006

Nós Falamos Assim... Eles Falam Assado...

Acho que ainda não falei disso aqui no Blog, mas por acaso é um assunto interessante e geralmente é o que as pessoas perguntam primeiro quando me reencontram desde que eu vim para cá: as diferenças entre o português de Portugal e o português do Brasil.

Em primeiro lugar, para alguns portugueses nós não falamos português e sim outra lingua derivada daí chamada “brasileiro” (!!!). Pode parecer piada, mas é assim mesmo: “opá Maíra, tu falas brasileiro!” e eu vou com toda a boa vontade e digo: “que nada! Falo português, mas um português mais divertido e alegre, como nós brasileiros”. Isso não ofende por aqui, afinal de contas eles seriam loucos se não soubessem que nós brasileiros somos mesmo mais alegres, não desmerecendo o povo português que eu ADORO, mas é verdade. Talvez pelo nosso clima, talvez pelo nosso histórico, que [talvez] inclua menos tempos de sofrimento e [com certeza] menos guerras. Mas depois falamos nisso, esse post é sobre outra coisa.

Voltando ao assunto... Há realmente muitas coisas diferentes entre o português e o Brasileiro [assumindo que os criadores da língua estejam certos e nós não falamos português], desde a escrita, passando pela pronuncia e terminando na imensa quantidade de palavras diferentes [e/ou de sentidos diferentes] que encontramos por aqui. É possível passar por várias situações engraçadas por causa disso. Inclusivamente, não devemos levar as coisas tão a sério por aqui porque algumas frases que parecem ofensivas para nós, na realidade não são nem um pouquinho para eles. Um exemplo: “opá Maria, acalma-te deixa eu dar a pica no teu rabo!” Pensaram besteira não?! Pois não pensem, em brasileiro isso seria nada mais nada menos que: “Maria, fica quieta, deixa eu dar a injeção no teu bumbum”.

Isso mesmo, eles usam rabo ou mesmo a tão odiada palavra cú [em algumas regiões]para especificar bumbum muito normalmente, na realidade, anormal é usar bumbum... [Ninguém merece!!!] e dar uma injeção é dar uma pica, assim mesmo, naturalmente. Tenho um amigo enfermeiro aqui e ele disse que queria muito ir fazer intercâmbio em uma universidade no Brasil, como boa amiga disse: muito bom, mas por favor, não diz a nenhuma mãe zelosa que vai dar uma pica nos filhos dela que ela te processa por assédio sexual!!!

Bom, vou por uma lista de palavras em português e os seus sentidos em brasileiro:

Parque = Estacionamento
Biberão = Mamadeira
Fino = Shop à Vou beber um fino = Vou beber um shop
Casa de banho = banheiro
Frigorífico = geladeira
Arca = freezer
Palhinha = Canudo
Melga = pernilongo ou murissoca
Rabo = bumbum
Tacho = panela
Testo = tampa da panela à Detalhe: eles pronunciam teXto. Agora não me perguntem como eles diferenciam de um texto escrito!
Bicha = fila
Paneleiro = gay [ou a nossa bicha]
Bica = café
Telemóvel = celular
Rato = Mouse
Portátil = Notebook
Passadeira= faixa de pedestre
Peão = pedestre
Passeio = calçada
Rotunda = balão ou rótula [de trânsito]

Entre outras coisas... Aqui uma pastelaria é uma confeitaria e pastel é um doce porque aquele nosso pastel que conhecemos não existe aqui. Lavanderia é lavandaria e todas as outras palavras do gênero que terminem em “eria” são trocadas por “aria”. “Com certeza” é escrito junto por estas bandas, assim: “concerteza” e aqui não fazemos um registro mas sim um registo.

Eles põem um “c” em um monte de palavras, mesmo sem precisar deles: facto, contacto... E [parece que só de mal com nós brasileiros] só não pronunciam essas letras a mais naquilo que nós pronunciamos como em “recepção” que eles dizem “receção”. No futebol, não ha equipes, mas sim equipas. Essas equipas fazem “golos” [= gols] quando o “guarda redes” [=goleiro] deixa a bola que o “ponta de lança” [=atacante] jogou passar.

Bom, tem muito mais coisas, mas eu teria de escrever um post enorme para vocês e ainda não diria tudo, então, vou terminando por aqui, mas prometo que depois vou colocando mais coisinhas.

segunda-feira, janeiro 16, 2006

Farol da Barra


Farol da Barra
Originally uploaded by Maira Rolim.
Só para não passar...

Domingo PERFEITO.

sábado, janeiro 14, 2006

Niver da Minha Mãezinha Querida!!!


Hoje é aniversário da minha mãezinha querida!!!! Oba, oba!!! Parabéns para ela que está tão longe de mim, mas sempre aqui dentro do meu coração!!!!

Mãezinha, seja muito feliz!!!! Você merece!!!!

Milhões de beijinhos!!!!




Mudando de assunto...

Hoje fui dar um passeio em umas "cidades" de praia aqui: Barra e Costa Nova. Foi muito bom!!! Mas como o tempo está beeeem frio, foi só para ver mesmo. Até que estava sol, contrariando as previsões do tempo para hoje, mas o frio continua presente.

A Barra é uma aldeia à beira mar que tem como principal ponto turístico o farol, que é muito bonito!! Andamos pela praia e almoçamos por lá em um restaurante chamado
Barra 92, que fica mesmo a beira do farol. A especialidade deles são as parrillas argentinhas, que vem uma espécie de grelhador para mesa com vários típos de carne e nós vamos preparando à nossa vontade. Acompanhado de salada, batatas fritas e... pasmem: macacheira frita!!! Me fiz aí!!! Hahahaha...

Lá, de verão, tem uns bares muito interessantes mesmo à beira mar, inclusive tem um que tocam músicas latinas [salsa e merengue] e é muito divertido!!!

Bom, vamos às fotos:


Eu e D. Elvira [sogrinha]


O Farol
Depois, fomos dar um passeio à Costa Nova, que fica bem perto e também é uma aldeia à beira mar, mas acho mais bonitinha porque é muito típica. Tem muitas casinhas às listas que eram as casas típicas dos pescadores antigamente. Hoje em dia nem todas são assim, mas acho interessante ter algumas novas a imitar, assim mantém o jeitinho típico do lugar. Fomos também ao mercado de peixe lá, que estava cheio de gente, muito interessante:





Casas na Costa Nova





O Mercado de Peixe

A Igreja

sexta-feira, janeiro 13, 2006

Esmola Internacional

Ontem eu estava andando pelo centro da cidade quando um senhor começa a falar comigo. Ele estava mal vestido, barba por fazer... Até aí tudo bem, apesar de assustada, tentei escutar o que aquele senhor me dizia, o problema é que eu não entendia nada!!! Então percebi que era um Europeu do Leste, que falava qualquer lingua daquelas eu que desconheço completamente. Ele começava quase a gritar, de tão alto que falava e eu, mais assustada ainda a esta altura, só tentava passar por ele e deixá-lo alí falando sozinho. Foi só quando consegui me afastar um bocado que vi, em suas mãos, um cartaz, não muito grande, branco, com letras negras impressas de um computador que pediam uma ajuda qualquer... Em bom brasileiro: uma esmola.

Se vocês pensam que na Europa não existe disso, estão enganados!!! Claro que não vemos com tanta frequência como no Brasil, mas existe sim. Não só pessoas pedindo nas ruas mas também alguns dizendo que vão guardar o seu carro, ou indo às casas para pedir algo. É facto que a maioria de portugueses nesta situação são os que caíram no terrível mundo da droga e precisam de qualquer pouquinho para comprar mais. Mas não são só eles. Depois que os países do Leste entraram para a União Européia, e mesmo antes, várias pessoas de lá vieram para os países da Europa do lado oeste em busca de melhores condições de vida, mas se lá está difícil, aqui as coisas também não estão assim muito fáceis, principalmente para pessoas que chegam aqui sem saber falar nem ao menos o inglês.

O que mais vemos por aqui agora são mulheres belíssimas, loiras, altas e de olhos azuis a varrer as ruas das cidades, ou a pedir [imaginem a Xuxa nesta situação! Hehehe]. Na Espanha, em uma aldeia de lá, as mulheres espanholas estão em pé de guerra com as da Europa do Leste. É que neste lugar têm muitas plantações de morangos e para fazer a colheita fica muito mais barato contratar pessoas da Europa do Leste que espanhóis ou portugueses, então lá vêm as loiraças!!! Os espanhóis ficam loucos e estão separando das suas mulheres para ficar com elas, ora pois!! =)

Tem lá sua piada, mas a realidade não é assim tão engraçada... Algumas dessas pessoas que se sujeitam a isso são muito qualificadas, têm mesmo bons cursos superiores, mas como não têm emprego em seus países, têm de vir se sujeitar no país dos outros.

quinta-feira, janeiro 12, 2006

Chuva?! Que nada!!!

Já é o segundo inverno que passo em terras lusas [desde que eu vim para cá morar], para a minha sorte tem feito muito sol e posso sempre aproveitar os bons dias para passeios culturais neste país cheio de história. Acontece que não é nada bom para o país. O ano passado choveu tão pouco que o país enfrentou a maior seca de décadas, em algumas regiões [segundo o AgroPortal] o mês de janeiro de 2005 foi o mais seco de 100 anos! Isso prejudicou imenso a pecuária e a agricultura do país.

Em imagens obtidas a partir do satélite Aqua da Naza, da pra ver bem os danos provocados:

Imagem de 11 de fevereiro de 2004:



Imagem de 14 de fevereiro de 2005:

Da para perceber perfeitamente que os espaços antes verdinhos, agora estão acastanhados... Mas também tenho que lembrar que, além da falta de chuva, no verão de 2005 houveram muitos incêncios em Portugal e o que é pior é que não eram incêndios naturais, mas sim postos por alguns doidos que devem achar bonito ver as florestas que, demoram tanto tempo para crescerem, arder... Fico imaginando como ficou esta foto depois do verão!!!

Bom, esse ano choveu mais que o ano passado, mas não foi suficiente, afinal choveu muito no Algarve [extremo sul do país] mas ainda tem lugares em que a seca continua... Então, que venha a chuva nestes dois últimos meses de inverno, mesmo que isso estrague meus passeios... ;)

Mudando de assunto...

Esta semana conheci mais uma brasileira em Portugal!!! Ela chegou ha apenas 45 dias para casar com um portuga gente boa. Adorei conhecê-los!!! Aliás, é sempre bom ouvir um brasileiro falar quando estamos fora do nosso país. Era para conhecer também a Priscila do blog Expatriada mas ela não estava em casa... Explico: o encontro foi em Santa Maria da Feira, onde a Pri mora, porque era o lugar mais próximo para mim [em Oliveira de Azeméis] e a Zade [em Espinho]. Mas terão outras oportunidades.

terça-feira, janeiro 10, 2006

Contabilidade!!!

Gente, fui fazer as contas e são pelo menos 3 semanas de comilança neste país!!! Começa com o natal, uma noite cheia de rabanadas, cabaças, bolo rei, leite creme... Acontece que não conseguimos comer tudo na noite do natal, fica e ainda vem mais para o almoço de natal, depois passamos a semana comendo o que sobrou de doces do natal, quando estão acabando vem o ano novo! Mais comilança e mais uma semana comendo o que sobrou. Quando pensamos que finalmente vai acabar, vem o dia de reis e... Mais comilança e mais uma semana comendo o que sobrou! Nem quero subir na balança para não ver o estrago!!! =)

Dia 7 começaram os saldos!!!! Perdi minha cabeça!!! Comprei dois casacos e mais umas blusas lindas, mas a maior parte por menos de 10€, claro!!! =)

Mudando para um assunto ruim... Li no Jornal de Notícias hoje que o SEF - Serviço de Estrangeiros e Fronteiras - aqui em Portugal detectou 689 mulheres estrangeiras ligadas à prostituição no ano passado, sendo que destas, 587 eram brasileiras e o restante do Leste Europeu. E mais, elas não chegam aqui enganadas, pelo menos não as brasileiras, vêm já com este intuito e ganham cerca de 100€ por noite - só em serviço de "strip", sem incluir sexo -, em um mês ganham 3.000€, que, na cotação de hoje, dá R$ 8.160 por mês!!!! Bom salário não?! Acontece que depois para sair desta vida é mais difícil, segundo eles. Será que vale a pena?! O pior de tudo isso é que nós brasileiras que estamos aqui por os mais variados motivos que não esse, acabamos por pagar um pouco por isso, porque ainda ha, por parte de algumas pessoas, discriminação contra brasileiras...

quarta-feira, janeiro 04, 2006

Leiria, Alcobaça e Pai Natal

Como havia prometido, aqui está o post sobre a viagem que fizemos no dia 28. Saímos de casa mais ou menos cedo, rumo a Alcobaça, para conhecer o mosteiro que foi fundado em 1178 pelos monges de Cister e que abriga os túmulos de D. Pedro e D. Inês, o cláustro do D. Dinis (fundador das Universidades de Coimbra), a casa do capítulo, a cozinha dos monges (interessantíssima) e o dormitório, além claro, de uma nave grandiosa da igreja.

Na ida, paramos em Leiria para visitar o castelo que é belíssimo! Vejam as fotos:




Esta é a entrada do castelo, nesta parte vende-se os ingressos para termos acesso ao castelo mesmo que é subindo essas escadas. Mas esta parte também é muito bonita porque tem muita área verde. Paga-se pela visita ao castelo e pela visita a torre, mas não é caro e vale a pena!

Estas são partes de uma igreja em ruínas que deveria ter sido grandiosa em sua época porque vê-se parte da nave realmente alta e o espaço é bastante grande. Do outro lado tem um jardim enorme.


Ao contrário de muitos castelos que são destinados apenas para a guerra, este parece ter sido destinado também a habitação pois tem um paço bem bonito com grandes janelas de onde se vê toda a cidade de Leiria.

Mas vamos para a frente que ainda tem um monte de fotos para a frente, afinal a viagem estava apenas no começo! Almoçamos mesmo por Leiria em um restaurante no centro da cidade que agora não me lembro o nome, mas era muito bom. De lá fomos direto para Alcobaça. Fotos de lá:












Tem muito mais fotos, mas não vou conseguir pôr tudo... Então, vamos passar para frente! Na volta passamos por Batalha e vimos o maior pai natal (Papai Noel) do mundo, que foi criado por um brasileiro:


Comparem os carros com o Papai Noel!!! A foto está escura porque é de noite! Bom, eu cansei de fazer este post gigantesco, espero que vocês tenham gostado.

terça-feira, janeiro 03, 2006

Feliz 2006!!!



Gente!!! Quanto tempo longe disso aqui! Mas também, aconteceu tanta coisa esse final de ano, não consegui nem vir na net, no máximo, ver os mails rapidinho, com direito a responder apenas a casos urgentes de pessoas que já estavam preocupadas com a falta de notícias.

Então, sendo assim, queria primeiro desejar um ano de 2006 maravilhoso para vocês!!! Que este ano seja cheio de boas surpresas!!! E agora vou dizer o que fiz durante a semana de festas.

Passei toda a semana na casa dos sogros com a família e uma amiga brasileira: a Ticiana, que já é quase da família depois de dois natais conosco. A "consoada", como chamam aqui a noite de 24 para 25 de dezembro, foi passada na casa nova dos cunhadinhos (Cristina e João), com bacalhau e batatas cozidas, claro! Mas também uma sobremesa per capta, como é de costume. Não consegui resistir a algumas, principalmente às rabanadas deliciosas da D. Alzira (Vó do Pedro) que cada ano se supera!!!
1ª Foto: Pedro Constança e eu
A Família reunida na mesa:

Ticiana, eu e as rabanadas!!!


Na quarta-feira, dia 28 de dezembro, fomos dar um passeio até Alcobaça, que tem um mosteiro belíssimo onde se encontram os túmulos de D. Pedro e Dona Inês de Castro, que têm uma história de amor belíssima e muito conhecida aqui em Portugal. Quem quiser saber mais clica aqui.

Vista do mosteiro por fora:

Os túmulos, considerados a maior obra de arte da arquitetura tumular portuguesa. Observem os detalhes do túmulo, é realmente impressionante. O primeiro é de D. Pedro:

Agora o da D. Inês de Castro:


Mas o mosteiro é enorme e belíssimo, então, depois faço um post com mais fotos, além de algumas fotos do castelo de Leiria, que paramos na ida e do maior Papai Noel (ou Pai Natal) do mundo que estava na Batalha, aqui em Portugal, e foi criado por um brasileiro.

O ano novo foi comemorado com um jantar na casa dos sogrinhos e depois uma festa na casa dos cunhadinhos, com direito a sambinha, forró, karaokê e música pimba (música brega aqui!!)hehehehehe... Não foi como as nossas festas de reveillon divertidíssimas, mas deu para animar! Então nem preciso dizer que foi mais comilança, mais bacalhau, mais rabanadas, mais bolo rei... Ai meu Deus!!! Quilinhos a mais tb!

Jantar de Ano Novo:


Festa de Reveillon:

Dançando uma coreografia que aprendemos em um bar de músicas latinas:

Dançando forró! Teve de ser com a Ticiana mesmo porque o Pedro não sabe nem por onde começar! =D

Para terminar, o abraço apertado da Matildinha n Filipa:


Depois ponho as fotos que faltam, prometo!!!