quinta-feira, setembro 29, 2005

Futebol em Portugal

Chamem o Galvão Bueno ou qualquer outro narrador esportivo do Brasil para cá por favor ou morro de tédio ao assistir uma partidinha inocente de futebol...

Quando cheguei a Portugal o Futebol Clube do Porto era campeão de tudo o que concorria, era o seu ano de ouro e, por isso, ganhou a admiração de mais uma pessoa. Isso mesmo, virei torcedora do Porto. Agora, para o meu azar, não sei, o Porto só perde! Que é isso? Chego mesmo a pensar que o problema é comigo afinal de contas não podemos dizer que o Flamengo ou o River (meus times no Brasil) estejam assim tão bem no futebol brasileiro [Se eu estiver errada, me corrijam por favor, afinal de contas já ha algum tempo que não acompanho o futebol brasileiro]...

Mas ontem decidi ser portista praticante [o que isso quer dizer?!?], ou seja, assistir a todos os jogos e torcer de verdade, tudo isso porque eu acho que a gente tem que se sacrificar em algumas coisas em pról do outro quando resolvemos viver uma vida a dois, o que vai ser daqui a pouco tempo. Pois bem, ontem fomos ao bar de um amigo nosso ver o tal jogo: Porto x Artmedia [que time é esse?! Pois! Eu também não sabia, mas é da Eslováquia, da capital: Bratislava, terra da minha amiga Janka Hudakova!!] que estava estreando, se não me engano, na liga dos campeões.

Até aí tudo bem, chegamos, conversamos um pouquinho com o Gomes [o amigo dono do bar] e depois nos concentramos no jogo. E foi aí que eu comecei a abrir a boca de sono... Os narradores daqui são parados demais, que é aquilo? Acho que nem gritam gol direito quando isso acontece [ou melhor, golo, como dizem em terras lusas]. Se for gol do time oposto então, nem espere saber que foi gol ouvindo porque eles simplesmente anunciam como se fosse uma coisa corriqueira do jogo... É tanto que eu me destraí um pouquinho e, quando olhei o placar já estava Porto 2 x 1 Artmedia e não me perguntem como, só observei no segundo tempo [o tal golo foi no 1º tempo!]. Aquilo não tem emoção nenhuma, pode até ser bom para eles, mas para os brasileiros, acostumados a doses exageradas de emoção no futebol, e não só, é realmente um tédio ver um jogo pela tv aqui neste lado do atlântico.

O resultado? Artmedia 3 x 2 Porto. Eles até começaram bem, mas depois desandou... Para o meu primeiro dia de torcedora fanática, deu-me a impressão de que eles querem me mandar para outro time qualquer: Benfica ou Sporting? Hehehehehehe... Acho que vou ficar com meu River mesmo!!!

terça-feira, setembro 27, 2005

Renovação do Visto


Essa semana estou correndo atrás da renovação do meu visto de permanencia em Portugal. Como estive no Brasil e o visto só é renovado aqui em Portugal no Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, tenho apenas até o dia 01 de outubro (este sábdo!!), que é quando o meu primeiro visto vence, para renová-lo ou pagarei multa.

Eles exigem vários documentos:

* Passaporte com visto ainda válido (caso não queira pagar multa);
* Comprovante de matrícula na universidade (caso seja visto de estudo);
* Seguro saúde válido aqui;
* Comprovativo de condições financeiras para sustento em Portugal, de preferência uma conta em algum banco daqui, no meu caso, um extrato do Banco do Brasil;
* Comprovante de residência e
* Nada consta da justiça federal aqui em Portugal dizendo que você não cometeu nenhum crime enquanto aqui esteve.

Este último tem de ser pedido na justiça, nas lojas do cidadão espalhadas pelo país, mas geralmente demoram, aqui para a minha zona, se quisermos isso na hora, só se formos a loja do cidadão do Porto. Mas ainda bem que isso eu já consegui! Agora tenho de ir a junta de freguesia conseguir um documento que prove onde eu moro! Ufa... Quanta coisa!! Estou para desistir e voltar para o Brasil!!! Hehehehehe...

Além disso tudo, quero transferir a minha carteira de motorista (ou carta de condução, como preferirem) do Brasil para cá e lá me pedem mais uma pipa de documentos, inclusive um atestado do meu médico de família. Detalhe: até então ninguém havia me dito que eu tenho um médico de família(!)... Acho mesmo que não tenho, portanto vou ver se marco uma consulta com o médico da universidade, quem sabe ele pode me passar esse atestado e, finalmente, terei a minha sonhada carta de condução portuguesa?!?!

Bom, aproveitando que estamos falando em Passaporte... Descobri, procurando uma foto de um passaporte para pôr aqui, que a partir de 2006 o passaporte brasileiro será azul e não mais o nosso querido e adorado verdinho!!! Sim, isso por causa das normas estabelecidas pelo MERCOSUL. Quem quiser saber mais clica aqui.

sexta-feira, setembro 23, 2005

Portugal!



Estou em Portugal! A viagem foi boa, tirando o fato de que eu não consegui dormir um minutinho sequer, cheguei morta, tinha de estudar muuuito e estar na universidade no dia seguinte de manhã cedo. Isso quer dizer que hoje eu simplesmente vou resolver o que tenho de resolver aqui na univeridade e ibernar uns 5 dias seguidos!!! Hehehehehehe...

Foi bom voltar, mas ainda não estou me sentindo em casa aqui como estava antes de ir... Talvez porque não esteja mesmo ainda. Vou falar com o serviço de acção social da UA hoje e pedir de volta meu quartinho na residência, espero que eu fique de novo no mesmo apartamento das meninas do ano passado!!!

Aqui está esfriando um bocado a noite e de manhã, vim para Aveiro de carro, enfrentando um nevoeiro do outro mundo!!! Mas ainda não preciso de casacos muito pesados e quando o sol sai dá para usarmos roupas de verão ainda. Que bom porque ganhei um casaco lindo da minha irmã e cunhadinho (Marcela e Glaucyo) e quero usar muito ainda!!! =)

Para as minhas amigas noivinhas:

Fui ao apartamento, já está no nosso nome e tudo!! Fiquei tão feliz!! Trouxe um monte de coisinhas para colocar lá do Brasil, inclusive umas esculturas de artesanato. Quero que um dos quartos (temos 2) seja escritório e quarto de hóspedes, por isso, quero pôr um sofá-cama lá, mas é difícil encontrar um sofá-cama que além de bonito seja confortável... Mas eu encontro!!!

Contratamos os músicos para a festa aqui de Portugal, quer dizer, o Pedro já sabe quem será, mas quero ouvir antes... Confio no noivinho, mas nada como a gente mesmo escutar, não é mesmo?

sábado, setembro 17, 2005

Arrumando As Malas...


Que bom, que bom...
Viajar! Perder países!
Ser outro constantemente,
Por a alma não ter raízes
De viver de ver somente!
Não pertencer nem a mim!
Ir em frente, ir a seguir
A ausência de ter um fim,
E a ânsia de o conseguir!

Viajar assim é viagem.
Mas faço-o sem ter de meu
Mais que o sonho da passagem.
O resto é só terra e céu




Comecei a arrumar as malas porque amanhã estou embarcando. Passarei alguns dias sem dar notícias... Mas logo, logo, assim que der, eu volto a escrever aqui.



quinta-feira, setembro 15, 2005

Dois Filhos de Francisco


Fui assisti "Dois Filhos de Francisco" ontem. Mesmo não gostando de Zezé di Camargo e Luciano, mesmo não gostando muito de música sertaneja e mesmo já sabendo quase toda a história pela tv e os amigos (afinal, todo mundo já havia assistido, menos eu!).

Voltei encantada com o filme, com a determinação do Zezé, mas principalmente, do pai dele, do sr. Francisco que os colocou no mundo com um sonho e não se aquietou até que conseguisse realizá-lo! Os meninos não nasceram com o dom... O Zezé que ainda gostava de música, mas mesmo assim, cantava mal. Mas foi a determinação que o fez aprender a tocar gaita e depois o acordeão.

Vimos o início com a Zilú e dá até para entender porque ele continua com ela, afinal de contas, esteve sempre lá, apoiando o Zezé a continuar com o sonho enquanto ela colocava comida dentro de casa... E o que achei mais interessante, a forma como o Luciano caiu de pára-quedas nesse sonho e, também com esforço, trabalhando duro, conseguiu fazer parte dele ocupando o lugar do Emival que era o primeiro parceiro de dupla e morre ainda criança.

O filme não podia mesmo ter outro título afinal de contas, se eles são o que são hoje, eles devem exclusivamente ao pai, Francisco, que sempre sonhou e o mais importante, lutou para transformar o seu sonho em realidade. Afinal, sonhar apenas não basta, não é mesmo?

Recomendo o filme! Mesmo para as pessoas que, como eu, não gostam deles... Aliás, se não passei a gostar, ao menos passei a admirá-los pelo esforço, disciplina e determinação.

quarta-feira, setembro 14, 2005

Por favor vento...



O vento
Voe por todo o mar e volte aqui
Voe por todo mar e volte aqui
Pro meu peito...
Se você foi, vou te esperar
Com pensamento que só fica em você
Aquele dia, um algo mais
Algo que eu não poderia prever
Você passou perto de mim
Sem que eu pudesse entender
Levou os meus sentidos todos pra você
Mudou a minha vida e mais
Pedi ao vento pra trazer você aqui
Morando nos meus sonhos e na minha memória
Pedi ao vento pra trazer você pra mim
Vento traz você de novo
Vento faz do meu mundo novo
E voe por todo mar e volte aqui
E voe por todo mar e volte aqui
pro meu peito...


[Jota Quest]
Acordei cheia de saudades hoje... Saudade do beijo, do abraço, da conversa... Saudades do meu Môre!

terça-feira, setembro 13, 2005

Estudos e Férias... Não Combina!


Ninguém merece estudar nas férias!! Mas é o jeito, fazer o que... De qualquer maneira as minhas férias estão acabando e eu já tenho de começar a arrumar as minhas malas para viajar no domingo...

Coisas de que vou sentir falta:

* Tomate seco
* Catupiri [é assim mesmo que escreve?]
* Conversa com os amigos no final da tarde...
* Esse doce jeito de passar o dia: sem fazer nada!! [hehehehehe...]
* Do meu quarto, livros, DVDs e ursinhos de pelúcia
* De encher o saco da mamãe falando demais enquanto ela quer dormir [Essa é a melhor parte!! =)]
* Do strogonoff da Toinha!! Quer dizer, de todas as comidinhas que comemos aqui brasileiras, ou não... E, por falar em comida, vale mais um ítem:
* Sushi, sushi, sushi!!!! [Em Portugal não tem... Ou ao menos não encontrei ainda... =( ]

Entre outras coisas, e sem contar com as saudades que vou sentir de muitas pessoas daqui...

Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades,
muda-se o ser, muda-se a confiança;
todo mundo é composto de mudança,
tomando sempre novas qualidades,

Continuamente vemos novidades,
diferentes em tudo na esperança;
do mal ficam as mágoas na lembrança,e
do bem (se algum houve), as saudades.
O tempo cobre o chão de verde manto,
Que já coberto foi de neve fria,
e, em mim, converte em choro o doce canto.
E, afora este mudar-se cada dia,
outra mudança faz de mor espanto,
que não se muda já como soía.
[Luís de Camões]

segunda-feira, setembro 12, 2005

O Primeiro Post do Resto da Vida deste Blog!!!

Olá!!

Depois de mudar de blog umas 500 vezes, finalmente decidi criar um que reúna todos os meus lados, para eu escrever o meu dia, mas também meus pensamentos e, principalmente, as minhas impressões sobre sair do Brasil para ir morar além do atlântico, em Portugal!

Para quem não sabe, estou fazendo um mestrado em Economia de Empresas na
Universidade de Aveiro em Aveiro - Portugal. Moro lá desde outubro de 2004. No exato momento, estou de férias no Brasil, mas retorno no dia 21 de setembro para lá.

Também estou noiva, o que vai me levar a escrever muuuitas coisas a respeito da organização do casamento, que será em julho/agosto do ano que vem (2006) em Portugal - já que o noivo é Português - e no Brasil - já que minha família, e eu, somos brasileiros com muito orgulho!!!

Espero que vocês gostem do meu bloguinho!!!

Ser Poeta



Ser poeta é ser mais alto
É ser maior do
que os homens
Morder como quem beija
É ser mendigo e dar como quem seja
Rei do
Reino de Aquem e Além dor

[ Florbela Espanca, maravilhosa!]